sexta-feira, 17 de junho de 2011

Uso específico de cada panela


No cozimento, há a interação entre o alimento e o material da panela: algumas benéficas, como o ferro, outras inócuas, como o vidro, ou até prejudiciais à saúde, caso do cobre. “A Anvisa proibiu a produção de panelas de cobre sem revestimento, uma vez que esse metal é transferido à comida”, afirma a nutricionista Késia Diego Quintaes, autora do livro Tudo sobre Panelas (ed. Atlântica). Também muito se fala sobre os possíveis males do alumínio e dos antiaderentes. “As duas opções são seguras. Os cuidados estão relacionados à conservação, como priorizar colheres de madeira ou plástico para não riscar a superfície”, diz Sílvia Tondella Dantas, do Instituto de Tecnologia de Alimentos de São Paulo. Diante de tanta variedade, existe a panela ideal? “Os prós e os contras variam de acordo com o que cada pessoa considera importante. “Para mim, as melhores são as de pedra-sabão”, revela Sonia Hirsch, expert em alimentação saudável.

Veja abaixo como usar outros tipos panelas:

Cerâmica
Segundo Késia, a cerâmica nova e atóxica é ótima para guardar os alimentos, com exceção do vinagrete (a acidez pode prejudicar o brilho do recipiente). Bem indicada para o preparo de sopas e molhos.

Antiaderente
“Nessas panelas, evite guardar alimentos, fazer cozimentos demorados ou preparar comidas com alto teor de proteína”, recomenda Késia. Por outro lado, são boas para molho de tomate, sopas, farofa e arroz.

Ferro
Lave após o uso e arremate aquecendo no fogão para secar bem. “Indico para portadores de anemia, crianças, gestantes e vegetarianos”, diz Késia. Evite frituras e o contato prolongado com o alimento.

Aço inox
Evite alimentos com alto teor de sal. Não é aconselhável a fritura por imersão, pois a temperatura do óleo fica muito elevada. Antes de inaugurar, ferva água quatro vezes para reduzir a transferência de níquel.

Alternativas
Antes do uso, as de pedra-sabão e de barro precisam ser curadas (aquecidas com óleo). “A melhor indicação para as de alumínio é a fritura por imersão. Evite polir: a camada escura é uma proteção”, diz Késia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário