sábado, 18 de junho de 2011

Está sem idéia para uma reunião com os amigos? Faça uma "Fondue"!



O inverno é a estação perfeita para organizarmos reuniões íntimas, que são seguramente as mais agradáveis e apreciadas. Reunamos os amigos para em torno de uma fondue, que resulta em noites simpaticíssimas, além de movimentadas e divertidas.
Em primeiro lugar, consideremos que qualquer motivo é um bom motivo para as reuniões à base de uma fondue, desde que a noite seja fria e a amizade calorosa.
Há várias espécies de fondue: de carne, de queijo, de camarões e outras de acordo com a criatividade e o gosto de quem recebe. Além do preparo e qualidade das carnes e da seleção dos queijos apropriados, os molhos são o grande segredo.
Em volta da mesa, os convidados tomam o garfo especial, de cabo longo, com o qual espetam o pedaço de carne, mergulhando-o na panelinha com o óleo quente e deixando-o fritar de acordo com o seu gosto pessoal. Em seguida, passam a carne pelo molho preferido e está pronta para ser saboreada. Quando a fondue é de queijo, come-se usando pedaços de pão que, espetados no garfo, são mergulhados no queijo cremoso e quente.
A mesa fica linda e alegre sob os efeitos do brilho do fogo na espiriteira, da gordura fervente e dos cheiros familiares aquecendo a noite fria.
Quanto aos vinhos que acompanham a fondue, já não obedecem rigorosamente às regras preestabelecidas. Os gostos vem mudando e as opções se tornam cada vez mais definidas e pessoais. Digamos que a fondue de carne pede um bom vinho tinto, à escolha. A fondue de queijo, um vinho branco bem seco. E finalmente a fondue de camarões, que pede também o vinho branco bem seco. Entretanto, na noite íntima, cada um faz a sua escolha. Os vinhos brancos tem a vantagem de começarem com um aperitivo e seguirem por toda a noite sem maiores misturas.

Trecho retirado do livro: Etiqueta e boas maneiras - Martha Calderaro

Nenhum comentário:

Postar um comentário