segunda-feira, 6 de junho de 2011

Recebendo para um final de semana em casa - Deveres dos anfitriões


Esperando convidados para o fim de semana, nada deve ser negligenciado. O quarto deve estar se possível lindamente preparado, inclusive camas confortáveis, travesseiros macios, roupa de cama impecável. Armários arejados e providos de número suficiente de cabides perfeitos e iguais. Sobre uma mesinha, papel e caneta para anotações, um ou dois livros recentes e uma jarra de água e copos. Sem esquecer de uma caixa de balas ou bombons finos.
O banheiro deve estar impecável e bem suprido de toalhas, sabonetes e lenços de papel.
Não é preciso acrescentar (ou é?) que a casa deve estar florida, muito fresca e acolhedora. E que haja livros, revistas, CD´s e jogos. Tudo significando as atenções da dona da casa, o prazer de receber, a hospitalidade e as boas vindas.
Após as efusões e os cumprimentos da chegada, o primeiro dever dos anfitriões é deixar seus hóspedes à vontade para subirem aos seus quartos, tomar um banho e descansarem. Mas enquanto duram os cumprimentos, as bagagens vão sendo levadas para os quartos. Nesse vaivém serve-se o primeiro cafezinho. Ao café precede um suco de frutas ou segue um copo de água gelada.

Trecho retirado do livro "Etiqueta e boas maneiras - Martha Calderaro - Editora Nova Fronteira

Nenhum comentário:

Postar um comentário