terça-feira, 21 de junho de 2011

Manutenção em dia com o kit de ferramentas básico


Se você já teve que recorrer ao porteiro ou ao vizinho para fazer o mais simples conserto em casa, vai concordar com os conselhos a seguir: não basta montar uma casa bonita e funcional. Para que ela esteja sempre pronta para as necessidades dos moradores e o encantamento das visitas, é preciso estar em dia com a manutenção. Afinal, a única casa que não dá trabalho é a de novela, não é mesmo?

Estar pronta para remediar pequenos problemas depende de conhecimento técnico e, claro, dos materiais necessários. Então, olhe bem a lista ao lado e veja o que falta para completar aquela caixa de ferramentas básica e fundamental.

De acordo com Orlando Sodré, do Secovi-Rio, para começar, todos precisam ter em casa 17 tipos de ferramentas, rolo de fita isolante e de fita teflon, bisnaga de veda rosca e uma furadeira. Isso apenas para pequenos reparos. Em caso de criações, a lista aumenta e vai depender da pretensão de cada um.

Ferramentas:
Alicate
Bisnaga de veda rosca
Buchas
Busca-pólos
Chave inglesa
Chaves de fendas ponta chata e ou estrela
Fita isolante e vedante
Fita métrica
Furadeira
Lanterna de pilhas
Lixa
Martelo
Nível de bolha de ar
Parafusos
Pequenas serras para madeira e ferro
Pote de massa corrida
Pregos

Curingas - Nada mais comum numa casa do que o desgaste de algumas peças. As maçanetas, então, vivem se soltando. Na maioria dos casos, basta apertar os parafusos e pronto: problema solucionado. Mas, quando os buracos do parafuso aumentam com o tempo, se faz necessário o uso de massa corrida.

O material também serve para preencher buracos na parede. Portanto, além dos itens essenciais, é recomendável ter um potinho de massa e uma lixa, para finalizar o serviço. E mãos aos reparos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário