sábado, 23 de julho de 2011

Sugestões super relaxantes


Aprendemos a lidar com o estresse desde o momento em que nascemos, interpretando as situações novas que aparecem e nos adaptando a elas, de forma mais - ou menos - harmoniosa. Quando começamos a perceber sintomas desagradáveis, é hora de colocar o pé no freio e identificar os porquês de um sono inquieto, de uma dor de cabeça constante ou de uma digestão lenta.

Afinal, a longo prazo, esses sinais físicos ou emocionais podem repercutir de forma cada vez mais intensa e o que era uma sobrecarga, uma cobrança, uma ansiedade torna-se um distúrbio de apetite, uma dependência química ou um problema crônico. "Precisamos conhecer nossos limites antes de somatizar, identificando se temos, ou não, o controle da situação", explica Ana Maria Rossi, psicóloga, especialista no tratamento do estresse e biofeedback. "Aí, sim, procurar estratégias para mudar o padrão de abuso. O que é diferente de apenas minimizar o desconforto, tomando uma medicação."

Para os momentos de alta tensão, um banho aromático, uma pausa para ouvir música ou meditar podem trazer pequenas recargas de energia.

Cardápio de travesseiros

Acessórios que ajudam a garantir um sono mais tranquilo e restaurador

Muitos hotéis, além da chave do quarto, deixam com o hóspede um cardápio. Não o de comida - esse fica, em geral, próximo ao telefone -, mas o de travesseiros. A ideia, simpática, é tentar garantir uma boa noite de sono. "Nosso menu se adapta à necessidade de cada um. Temos até aqueles com propriedades terapêuticas", conta André Bekerman, gerente operacional do Ouro Minas Palace Hotel, em Belo Horizonte (MG). No hotel mineiro, o modelo escolhido chega ao quarto acompanhado de uma xícara de chá. Entre os mais pedidos estão o Sono Feliz e o Fibrasca. Já no Sheraton São Paulo WTC Hotel, os de Visco Elástico e Plumas de Ganso são mais queridos. Por lá, alguns hóspedes têm até peças com número - Escolha o seu:

Fibrasca: tem baixa densidade e é extramacio.

Oriental Blue Dreams: magnetizado, é antialérgico, antifungo, antiácaro e promete aliviar as tensões.

Ortopédico: possui fibras ocas e curtas que mantêm o travesseiro na mesma temperatura do corpo.

Plumas de ganso: é considerado sinônimo de conforto, por se adaptar às curvas do corpo.

Real latex: mantém a coluna bem acomodada, é antialérgico e antimofo.

Sono feliz: preenchido com ervas como macela, ajuda a acalmar.

Visco elástico: criado pela Nasa, sua espuma oferece distribuição equalizada e ausência de pressão sobre o corpo.

Escalda-pés
"Ferva a água e derrame-a em um recipiente com uma colher (chá) de óleo básico, como amêndoas, e depois ponha gotinhas de óleo essencial", recomenda a massagista Mariana Camarote, explicando que o óleo básico ajuda a diluir melhor o essencial. Se puder, acrescente ervas frescas e mantenha os pés mergulhados na água quente por 20 minutos.

Banho de cheiro

Água quente, óleo aromático e sais de banho. Basta isso para desatar os nós da musculatura. "Há duas maneiras de trabalhar com essências no banho: sentindo-as na pele ou inalando-as", explica Rachel Tavares de Melo, farmacêutica e proprietária do spa Des Jardins, em São Paulo. Na banheira é possível experimentar as duas sensações; no chuveiro não dá para inalar os aromas, por isso é recomendável investir em óleos. "Eu indico um kit da linha britânica Aromatherapy Associates, que inclui um óleo para relaxar, outro para desintoxicar e um terceiro chamado revigorante, indicado para banhos matutinos", sugere Rachel. Na banheira, para começar, preste a atenção na temperatura da água, que deve variar de 35 a 37 graus. O ideal é usar óleos concentrados, que exigem mais tempo para ser absorvidos pelo corpo. Já os sais de banho atuam como esfoliantes e, se o banho for de imersão, potencializam a espuma. Uma dica que vale para qualquer tipo de banho é o sal do Himalaia. Anote: passe um óleo no corpo úmido e depois, fazendo movimentos sutis, espalhe o sal, que atua como energizante e esfoliante.

Cadeira rede
Traz a praticidade da cadeira com o conforto da rede. Para sentar sem pressa.
Se joga
Um pufe tem muito a lhe oferecer
Quem nunca viu um pufe e instantaneamente pensou em se jogar naquela imensidão fofa? O objeto, ideal para momentos de relaxamento, ganhou status de queridinho dos decoradores. A arquiteta Betina Gomes, de Porto Alegre, explica que os pufes geralmente são utilizados de duas maneiras: "Ou ele é um complemento na sala de estar e de TV ou é um objeto de destaque, como num closet. No primeiro caso, o ideal é que as cores e estampas acompanhem o sofá ou tenham cores neutras. Só se deve usar cores fortes e desenhos diferenciados quando o objetivo é torná-lo o objeto de maior atenção no espaço".

Vai um chazinho?
Chá pode ser sinônimo de descanso e tranquilidade. "Mas, para aliviar as tensões, deve-se dar preferência às infusões, que são misturas de ervas ou frutas", aconselha Carla Saueressig, especialista no assunto. Entre os indicados estão as populares camomila, melissa, erva-doce, hortelã e menta, além da folha de amora, morango e cassis. Também é possível brincar com misturas. A união entre folha de melissa, pétala de centaurea, de rosas e lúpulo é a receita preferida de Carla. Para aproveitar melhor as propriedades de cada uma das ervas, é importante colocá-las na água recém-fervida.

Fonte: Site Vida Simples

Nenhum comentário:

Postar um comentário