quinta-feira, 14 de julho de 2011

Como preparar uma bela noite de queijos e vinhos


A festa:

Você pode comprar tudo pronto ou preparar, algumas tábuas de queijos acompanhadas por cestas de pães variados.
As montagens de tábuas de queijos ainda têm sabor de novidade. São deliciosas, claro, mas o mais importante para quem vai montar uma delas é a parte 'artística', a arrumação , combinando cores e administrando contrastes. A possibilidade de combinações é quase infinita, dependendo sempre de sua disposição para gastar, além das preferências gastronômicas.
Usa-se um prato circular, de madeira, onde podem ser colocados juntos vários tipos de queijo. Para comer, nada de garfo e faca. O queijo deverá ser cortado em pedaços pequenos, colocado com a mão junto com pedacinhos de pão e levados à boca desta forma.

Quantidades:

Se você vai receber com vinhos e queijos para jantar, calcule de 150 a 200g por pessoa. (Digamos 150g por convidada e 200g por convidado). Recomendações de 300 gramas por pessoa, só se for muitos tipos de queijos, pois os convidados podem se exceder e provar de muito mais qualidades devido ao visual tentador.
Quanto às previsões para as bebidas, a coisa não é tão fácil! O cálculo aproximado é de meia garrafa por pessoa, com uma reserva de uma garrafa para cada 8, 10 convidados. Bebida é sempre tão difícil de calcular! O bom mesmo é não faltar nada na recepção e o excesso anote para comprar menos na próxima.

Acompanhamentos:

Frutas

Em uma boa mesa de 'queijos e vinhos' não podem faltar frutas. Escolha frutas da estação como maçãs, pêras, uvas brancas e rosadas. Evite as frutas cítricas que podem alterar o sabor e aroma dos vinhos. Use as frutas como acompanhamento e na decoração, elas dão um toque especial à apresentação dos queijos.
Sirva também frutas secas como damascos, etc.

Sobremesa

Muitos abominam a idéia, mas uma sobremesa leve, para fazer com que seu convidado perca o sabor do queijo, que só é agradável enquanto estamos degustando é uma ótima pedida.
No final, o café, que pode ser acompanhado por chocolate de menta.

Pães

Coloque nas extremidades da mesa, cestos de vime com pães variados.
Para acompanhar o seu 'queijos e vinhos' dê preferência ao pães não temperados. Use e abuse de baguette, pão italiano, pão preto, pão integral, de centeio, francês, preto, italiano, pão caseiro de diversos sabores e pão sueco .
Torradas são ótimas para acompanhar os queijos cremosos. Tenha pelo menos três tipos de pães na sua mesa. Você pode optar por dois pães salgados, um escuro e um levemente doce com uvas-passa e tâmaras. Esse último ajuda a 'recuperar' o paladar e acentua o sabor dos queijos.
Os pães devem ser servidos inteiros, sendo partidos com as mãos ou cortados pelos convidados, ao servirem-se. Servir os pães cortados acaba forçando os convidados a comer uma 'porção' não desejada.

Quantidades de pães: 150 g por pessoa fora as torradas e pães mais durinhos, como os pães suecos.

Arrumação da mesa:

Se puder, use várias tábuas de madeira, usando os queijos de sabor mais forte numa delas, os de sabor médio em outra e na terceira os mais suaves. Isto facilita os principiantes.
Os queijos devem estar de preferência inteiros ou em pedaços grandes, sem encostar uns nos outros.
A mesa deve estar como para jantar americano, mas só usando pratinhos de sobremesa, garfinhos e faquinhas. Você não vai usar os garfos senão para retirar os pedaços de queijos para seu pratinho, ou mesmo, às vezes, para espetar o pão das cestinhas para o seu prato.
O queijo só vai para a sua boca sobre pedaços de pão.
À mesa, arrume também os copos de vinho branco, tinto e as taças ou flutes para champanhe. Essas poderão ser usadas com vinho rose, mas... se você só vai oferecer tintos e brancos, então só leve à mesa os copos que serão usados.
Espalhe também guardanapos, que fazem parte da arrumação.
Saleiros e pimenta-do-reino ou os moinhos pequenos para pimentas em grão.
Assim, como você não serve maionese com a mesma colher que usa para o arroz ou a farofa, não deve também misturar as facas de servir os queijos em pastas. À mesa ponha uma faca perto de cada qualidade de queijo e, é claro, os comensais usarão uma faquinha só, que será limpa num pedacinho de pão do seu prato, cada vez que forem se servir de outro tipo de queijo desse mesmo pratinho individual.

Refrigerantes não!

Eles são completamente vetados nas reuniões de vinhos e queijos. Se alguém não quiser vinhos com queijos, coma os queijos bebendo água gelada, pura ou tipo cristal, ou toma chá.

Sangria - inove!

Se você quiser tentar, introduza a moda de servir também uma boa sangria, bem à moda espanhola, com conhaque e com pedaços de frutas cortadas grandes (maçãs, pêssegos, pêras). Grandes, não deverão cair nos copos e nem se parecerão com os cups - que chamamos de ponche.

Queijos:

Comece selecionando os queijos. Evite os usados no dia-a-dia, como mussarela, prato e outros. Compre-os no máximo com dois dias de antecedência e retire-os da geladeira uma hora antes de servir.
Uma boa composição de queijos deve conter tipos variados mas que agradem ao paladar de todos.

Escolhas dos Queijos

Quanto mais gente na sua reunião, maior a variedade de queijos que você pode apresentar. Vamos aqui fazer um cálculo para 10, 12 pessoas.
Compre dois tipos de queijos suaves , dois tipos dos médios, e dois tipos dos fortes.
Acrescente umas duas ou três pastas também de queijo.
Regra como dicas para quantidades detalhadas:
15% de queijos de mofo branco, como o Camembert, o Brie e o Chamois D'Or.
15% de queijos de mofo azul, como o Gorgonzola, o Chamois Bleu, o Crem'Azur e o Roquefort.
20% de queijos tipo suíços, como o Gruyère, o Fol Epi e o Maasdamer.
25% de queijos suaves, como o Gouda, o Itálico, o Saint Paulin, o Lou Palou e o Emmenthal.
15% de queijos de sabor forte, como o Port Salut, o Parmesão, o Chavroux, o Provolone, o Cheddar e o Limberger.
10% de queijos cremosos com sabores especiais, como o Rambol nas versões Saumon, Fines Herbes, Provençale, Noix e Poivre Vert.
Coloque os queijos sobre tábuas ou suportes de madeira e cada uma com sua faca, para não confundir aromas e sabores.

Os vinhos

Queijos mais fortes pedem vinhos mais encorpados, queijos leves vão bem com vinhos pouco encorpados. Não se preocupe em ser um 'especialista', leve em consideração o seu paladar , mas, seguindo algumas orientações, não há como errar.
Com queijos fortes os vinhos têm que ser mais fortes: branco e tinto secos ou champanhe brut. Se possível , que os tintos sejam mais encorpados, tipo Bordeaux. Aliás , dizem os experts que um vinho mais encorpado, mesmo que seja menos fino, valoriza muito mais o sabor de um bom queijo forte.

Temperaturas:

Servido em ambiente 'chambré', mas não é regra geral. Dependendo do gosto de cada um, não há mal algum em resfriá-lo um pouco. Sirva os vinhos tintos, os vinhos brancos ou roses a uma temperatura entre 17 e 18 graus. Os vinhos muito gelados, perdem o aroma ('aroma' para os vinhos brancos e 'bouquet' para os tintos).

Fonte: Bem feitinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário