quinta-feira, 14 de julho de 2011

Fengh Shui - Yin e Yang


Yin e yang são forças primordiais que governam o universo e constituem todos os aspectos da vida e da matéria.
Yin é escuro, yang é claro.
Yin é feminino, yang masculino.
Yin é passivo, yang ativo.

Juntos, yin e yang formam um todo harmonioso – O Tao.

O que isso tem a ver com sua casa? Muito!
Primeiro eu gostaria que você observasse sua casa como um todo.
Ela é clara, quente, tem pé direito alto, cores não tão pastéis nas paredes por dentro e por fora, móveis em tonalidades alegres, telhado em forma triangular, então temos uma casa mais yang, com uma energia mais forte, mais masculina.
Se sua casa está abaixo do nível da rua, é úmida, fria, escura, tem o pé direito baixo, esta é a energia Yin.
Devemos aquecê-la com luz, cores quentes, iluminação que venha de baixo para cima para termos a sensação de elevar o CH’I, tecidos listrados nos móveis, que também trabalham com a elevação do CH’I
Vamos ver como trabalhar com os opostos para trazer equilíbrio:

Ying - Frio, escuro, baixo, triste, macio, acima, contração, doce, feminino, lua

Yang - Quente, claro, alto, irritado, duro, abaixo, expansão, salgado, masculino, sol

Em nossa casa temos ambientes que devem ser mais yang, e outros mais yin, vejamos:

Sala de estar é um lugar onde as pessoas se encontram para socialmente se relacionarem, não queremos ninguém dormindo, senão torna-se difícil termos diálogos na família.
Então, devemos manter sala de estar, jantar e cozinha mais yang, iluminadas, com cores mais fortes, detalhes em amarelo e vermelho, principalmente na cozinha e sala de jantar, para abrir o apetite de forma saudável), outra cor bem atraente para o ambiente ficar mais vigoroso é o laranja, aparelhos de televisão e som também trazem energias Yang.
Devemos evitar azul porque, além de ser uma cor Yin, inibe o apetite e, dentro do Feng Shui se não nos alimentarmos bem, será difícil termos saúde e, portanto, energia para buscarmos a prosperidade.
Ambientes de relaxamento, como quartos, devem ter tonalidades mais pastéis, cortinas que vedem bem a claridade da janela, pois se não tivermos um elemento que corte a luz logo que amanhecer estaremos despertando e isso interferirá em nosso sono.
Quarto deve ter aconchego, pouco som, ser mais escurinho durante à noite, mas deve ter equilíbrio abrindo tudo e deixando o sol entrar principalmente nas primeiras horas da manhã (yin – escuro; Yang – sol, claridade).

Fonte: www.bibianateodori.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário