quinta-feira, 7 de julho de 2011

Livre dos micróbios: solução em spray e tinta prometem proteger a casa e as roupas



Uma nova solução antimicrobial em spray foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, para deixar as roupas, sapatos, carpetes e até plásticos livres de germes.

Em um estudo publicado no jornal da "American Chemical Society", o pesquisador Jason Locklin e sua equipe anunciaram que o spray mata uma ampla gama de patógenos perigosos, incluindo estafilococos, estreptococos, E. coli, pseudomonas e acetinobacter - em tecidos naturais ou sintéticos.

Quando os cientistas testaram o produto, acharam que uma única aplicação era suficiente para impedir o crescimento de todo tipo de bactéria em até 37ºC. E a concentração da solução não diminuiu mesmo depois de múltiplas lavagens.

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, cerca de um em cada 20 pessoas hospitalizadas contraem infecções hospitalares. Jalecos, luvas, uniformes e roupas de cama são terrenos férteis para micróbios.

No Brasil, a Suvinil lançou este mês a tinta acrílica antibactéria, recentemente aprovada pela Anvisa, que reduz 99% dos micro-organismos na superfície de qualquer parede durante dois anos - mesmo que a parede seja lavada.

As bactérias podem formar biofilmes na superfície da tinta e esta metodologia (a tinta foi testada segundo os parâmetros da norma JIS 2801:2000 - Japanese Industrial Standard) permite verificar a eficácia do produto aplicado na superfície da parede contra as principais bactérias - explica Viviane Alves da Silva, do Laboratório de Microbiologia da Basf.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário