quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Pratique o desapego

Muitas vezes as pessoas se apegam à objetos, entulhando seu espaço de trabalho, ou mesmo sua casa. Com este ato você pode impedir que coisas novas entrem no seu espaço, no seu mundo. De acordo com o Feng Shui, uma corrente de pensamento chinesa, ao acumular coisas que não se usa com freqüência, as pessoas estão deixando de receber bens materiais ou sentimentais que podem acrescentar na sua vida.
Carlos Solano, arquiteto e autor de livros de Feng Shui, sugere nesses casos o “destralhamento” (liberar as tralhas). Para ele o “destralhamento” é uma espécie de “alquimia moderna”. “É uma das formas mais rápidas de transformar a vida. A saúde melhora, o nível de criatividade cresce e os relacionamentos se tornam mais satisfatórios”, afirma o arquiteto.

E porque as pessoas guardam as tralhas? De acordo com Solano é porque elas tem medo do futuro, do que vem pela frente. Apesar de você provavelmente não precisar de determinado objeto (e não tê-lo utilizado por anos), você tem medo de livrar-se dele porque pode ser necessário lá na frente. Pensando assim, você deixa de confiar que o universo pode suprir você. E essa crença se perpetua, pois o medo do futuro tende a criar um futuro amedrontador.

Muitas pessoas não sabem, mas às vezes estão cansadas e deprimidas por estarem convivendo num ambiente cheio de entulhos. “Existem fios invisíveis nos conectando a cada objetos que possuímos. Se as conexões são positivas elas inspiram e fortalecem, se negativas, elas drenam a vida e congelam”, declara. Porém, o especialista adverte que ao fazer o “destralhamento” alguns sentimentos podem ser despertados. Logo que você libera alguma coisa, é comum surgir o sentimento de que você precisa dela, mesmo que você não tenha precisado nos últimos vinte anos.

Se você é apegado à objetos e tem medo de abrir mão deles, Carlos Solano dá as dicas para você conseguir liberar as tralhas e permitir que um futuro renovador entre em sua vida. Para isso você tem que começar a fazer perguntas simples para decidir se alguma coisa é ou não é uma tralha: Porque estou guardando isso? Preciso mesmo disso? Será que este objeto tem a ver comigo hoje? Será que a liberdade que vou sentir ao liberar este peso será maior que um possível apego ou culpa?

Exemplos de bagunça (ou tralha):

- Qualquer objeto que você não gosta ou não usa;
- Projetos inacabados ou nunca começados;
- Qualquer coisa quebrada ou com pedaços faltantes;
- Presentes indesejados que você guarda no caso do amigo lhe visitar;
- Coisas que podem um dia serem usadas, mas que você sabe que nunca serão;
- Velhas cartas e cartões de pessoas que já não tem significado na sua vida;
- Vasos vazios de plantas que já morreram;
- Coleções de receitas (de cozinha) que você nunca irá preparar;
- Recibos velhos;
- Pilhas de jornais e revistas que você nunca irá reler;
- Remédios vencidos;
- Roupas que você não gosta ou que não lhe servem mais;
- Meias e sapatos estragados.

Os efeitos da bagunça:

- Te fazem sentir desorganizado e fracassado;
- Te limitam (te ocupam);
- Criam caos na sua vida;
- Podem deprimi-lo;
- Te fazem sentir física e emocionalmente pesado (o que pode inclusive se manifestar como um aumento de peso);
- Mais tralha significa mais trabalho, mais esforço, mais manutenção;
Cansaço;
- Te prendem ao passado ou ao futuro, te impedindo te viver o presente;
- Na casa: no porão, pesam o subconsciente; no sótão, limitam possibilidades; na entrada, restringem o movimento da vida; no chão, deprimem, puxam para baixo; cima, representam “problemas que pesam sobre você”; sob a cama, podem afetar o sono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário