quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Organizando a casa para o ano novo

Já postei aqui dicas de como começar a se organizar para o final de ano. Quem tem tempo pode começar a arrumação de final de ano desde já e deixar o mês de dezembro para os preparativos em geral para o natal. Como sei que você é esperta e não quer deixar tudo para a última hora, seguem mais dicas interessantes:

Se a gente começar o ano com a casa organizada a nossa vida será muito melhor no próximo ano.

1) Recolha objetos velhos, quebrados e sem uso

Pegue uma caixa e saia pela casa recolhendo itens que estão velhos, quebrados ou que não tem mais valor ou utilidade para você/sua família. Não pense muito, simplesmente coloque os objetos dentro da caixa. Pode ser roupa velha, com bolinha ou furada, bijuteria quebrada, artigos de decoração quebrados ou lascados, panelas sem cabo, sem tampa, potes quebrados ou manchados, louça sem par, cabides em excesso, toalhas e lençóis manchados, roupa íntima furada, sapato sem taco, etc, etc, etc. Sabe aqueles bibelôs que servem para juntar pó? Aproveita e põe na caixa!
Pense em tudo que você prometeu que iria consertar e continua do mesmo jeito. Hora de se livrar de tudo isso. Coloque tudo dentro da caixa, feche e decida o destino (lixo ou doação).

2) Devolva os objetos que estão fora de lugar

Todo mundo já sabe que cada objeto deve ter a sua casa, ou seja um local que determinamos para guardar tal objeto. Se a casa parece fora de ordem, experimente devolver os objetos ao seu local de origem. A gente sempre comete um deslize e acaba deixando algo fora do lugar.

3) Organize os documentos

Recolha todas as contas, papéis, documentos do ano de 2011, separe por tipo e categoria. Exemplo: Água, Luz, Telefone, Gaz, Celular, IPTU, etc.
Coloque cada tipo de conta em um plástico transparente (com furos, sabe) e guarde todos os plásticos com as contas em uma pasta identificada como contas 2011.

Já é possível solicitar para determinadas empresas um documento que comprove todos os pagamentos do ano anterior, este documento substituirá os recibos de um ano inteiro, ou seja, um único papel vai substituir o volume de 1 ano. A obrigação é para empresas privadas e prestadoras de serviços públicos. A declaração de quitação será enviada até maio do ano seguinte. Depois de receber esse documento, já pode se livrar das faturas do ano anterior.

Guarde:

Fatura de Cartões de Crédito: 1 ano
Contratos de seguro (incluindo Seguro Saúde) – 1 ano
Contrato de aluguel – 3 anos
Imposto de Renda, IPTU, IPVA, contas de água, luz, telefone e gás – 5 anos
Recibos - 5 anos
Plano Saúde – 5 anos
Pagamento de condomínio – 5 anos
Prestação da casa e consórcios – 5 anos (após a quitação)
Mensalidades escolares – 5 anos
Nota Fiscal - de qualquer tipo de produto ou serviço deve ser guardada não somente pelo prazo de garantia, mas pelo prazo de vida útil do produto. Isso vale, por exemplo, para eletrodomésticos, eletro eletrônicos, automóveis, etc.
Holerites - até a aposentadoria, junto com as rescisões de contrato.
Carnê do INSS - Para efeito de previdência social, profissionais autônomos devem guardar o até o pedido do benefício da aposentadoria.
Certidões - Lembre que devem ser guardadas para sempre, assim como a carteira de trabalho e os contratos.

Fonte: Blog Chega de Bagunça

Nenhum comentário:

Postar um comentário