terça-feira, 4 de outubro de 2011

Dicas para limpar eletrodomésticos sem danificá-los


Para acabar com o dilema e a insegurança na hora da limpeza e manutenção de eletrodomésticos esmaltados e inox, algumas dicas fazem com que essa tarefa não encurte a vida útil dos produtos e mantenha seus utensílios como novos.

Primeiro passo: Desligue o produto

Independentemente da categoria, o primeiro passo para a limpeza de qualquer eletrodoméstico é tirar o plugue da tomada, para evitar o risco de choque elétrico. Se forem retirados componentes do produto, na hora da limpeza, certifique-se de que todos foram colocados no lugar antes de ligá-lo novamente.

Limpeza de geladeiras e lavadoras

• Para preservar o brilho e evitar manchas, limpe os produtos apenas com um pano úmido e sabão neutro.
• Utilize também o pano úmido para enxaguar o produto e, sem seguida, seque bem com um pano limpo e seco ou papel.
• A limpeza do painel de controle deve ser feita somente com um pano macio e seco.
• Nunca utilize produtos tóxicos (amoníaco, álcool, removedores, etc.), abrasivos (sapólios, pastas, etc.), esponja de aço ou escovas para limpar o refrigerador. Além de danificar o produto, esses materiais podem deixar odores desagradáveis dentro da geladeira.
• Caso seja necessário limpar a parte interna da geladeira, em função da entrada de alimentos, contate a Assistência Técnica das marcas, para que a limpeza seja feita de forma adequada e segura

Cuidados especiais com refrigeradores e lavadoras inox

• Em produtos inox, é recomendado sempre utilizar um pano macio ou papel toalha, pois esponjas podem riscar a camada de verniz. Essa camada dá brilho e protege o produto.
• Para limpar a porta da geladeira e a frente da lavadora, é recomendado somente o uso de água morna e, em caso de sujeiras mais pesadas, um detergente neutro.

Limpeza de micro-ondas e fogões

• Para limpar o interior do produto, utilize apenas um pano umedecido com água e sabão neutro. Depois da aplicação, todo o sabão deve ser removido com um pano seco.
• Para remover resíduos mais difíceis, aqueça uma pequena quantidade de água no micro-ondas ou no fogão por três ou quatro minutos, na potência máxima: o vapor da água ajudará a amolecer a sujeira!
• Para a limpeza do painel de controle do micro-ondas, basta um pano seco ou papel toalha.
• Para evitar manchas, é necessário limpar imediatamente qualquer líquido ou alimento derramado dentro do micro-ondas. O prato giratório pode ser lavado em água corrente, depois de frio – se lavado quente, pode trincar ou quebrar.

Cuidados especiais com fogões inox

• Para realizar a limpeza de fogões inox, um pano ou esponja macia com sabão ou detergente (suave ou neutro) é o mais recomendado. Caso haja derramamento de líquidos na mesa de inox, o melhor é usar apenas um detergente neutro, água e um pano macio.
• Para evitar manchas, seque imediatamente todas as partes do produto após a limpeza e nunca utilize papel alumínio ou similares para revestir a mesa de inox.

Onde e quando utilizar o “limpa inox”?

• Produtos específicos para limpar aço inox podem ser aplicados apenas na mesa de inox de fogões (que não possui o verniz protetor), depois de fria, para a remoção de manchas derivadas do derramamento de líquidos e alimentos que, por algum motivo, não foram removidas imediatamente com a limpeza.
• A utilização dos “limpa inox” em outras superfícies ou em outras categorias de produtos – como refrigerador, forno e lavadora – pode estragar o verniz protetor e causar variações de tonalidade, aparecimento de manchas, corrosão, entre outros problemas.

Fonte: Revista Consumidor Moderno

2 comentários:

  1. Olá Adriana!
    Gostei das dicas, apesar do trabalho doméstico nunca ter fim. (risos)
    Tenha uma excelente terça-feira.
    Abraço de blogueiro navegante.

    Quero lhe convidar para que diga o que é pra você ‘Um dia comum’ no http://jefhcardoso.blogspot.com/

    “Que a escrita me sirva como arma contra o silêncio em vida, pois terei a morte inteira para silenciar um dia” (Jefhcardoso)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jeferson,

      Que bom que gostou das dicas! É verdade, casa dá um trabalho, mais vale a pena ver tudo arrumado!

      Pode deixar que irei escrever no seu blog.

      Volte sempre que desejar!

      Um abraço para você também.

      Excluir