terça-feira, 24 de maio de 2011

Incensos: aromas e suas funções

O incenso foi a forma primitiva de obter odores agradáveis através da queima de ervas, madeiras, raízes e resinas, o que derivou na história do perfume. O material com maior liberação de odores são as resinas como benjoim, mirra e olíbano. O olíbano é conhecido também como incenso que foi largamente comercializado junto a outros valiosos produtos como as especiarias.
Hoje em dia, o processo de fabricação precisa respeitar normas BPF (Boas Práticas de Fabricação) no que diz respeito à higiene e segurança. Os materiais aprovados pela Anvisa e utilizado na fabricação são: pó de madeira, amido vegetal, óleos essenciais e corantes cosméticos.
Quando o assunto é aroma e função, a mistura de substância depende de cada empresa, mas algumas substâncias têm certas funções específicas e por isso um incenso pode servir para coisas que nem imaginamos. Confira:
Cítrica: feita com óleos essenciais de Laranja, Limão, Lima e Cravo-da-índia. Dá uma sensação de frescor com efeito estimulante. Ajuda a aliviar as tensões e o cansaço físico. Age também como anti-depressivo.
Floral: patchuli, erva-doce, pau-rosa são os óleos. Contra insônia, ansiedade, impaciência e estresse. Relaxa, acalma e equilibra. Ajuda a despertar a sensualidade.
Herbal: de eucalipto, hortelã e cravo-da-índia. Revitaliza as energias, aumentando o "pique". Ajuda a combater o estresse, proporcionando uma sensação relaxante.
Especiarias: canela, cravo-da-índia, noz-moscada e gengibre. É energizante e estimulante, ativa e refresca os sentidos. Ajuda na digestão e melhora a disposição.
Amadeirada: Feito com Cedro, Pinheiro, Sândalo, Eucalipto, Patchuli, Tomilho. Ajuda a manter a auto-confiança, o bem estar e a alegria. É calmante, refrescante e purificante. Facilita a respiração.
Fogo: mirra, alecrim, pinho, cedro. Para relacionamento e prosperidade.
Terra: usa baunilha, jasmim, rosa e magnólia. Estabilidade, introspecção e auto-confiança.
Metal: feito com lavanda e coentro. Discernimento, seriedade, auto-análise e perfeição.
Água: menta, hortelã-pimenta, eucalipto e cravo. Para flexibilidade, prosperidade, compaixão e honestidade.
Madeira: ginseng, toranja, cedro, patchuli, bergamota, pimenta e olíbano. Verdade e compreensão.
Relaxamento: notas ozônicas, melão, violeta, nuances de chá e flor de algodão. É a busca da inspiração nas coisas essenciais da vida.
Entusiamo: notas mandarinas, verde, jasmim muguê e tuberosa. É sentir o corpo gerar energia que melhora o humor e harmonia entre todas as funções.
Equilíbrio: chá verde, floral, cítrico e almiscarado. É estar em total harmonia consigo mesmo, e assim, comunicar-se com o mundo externo.
Anti-stress: notas de frésia, mandarina, flores brancas e sândalo. É a purificação e limpeza de emoções reprimidas, é trazer aquilo que está oprimido para fora e voltar a viver.
Leandra explica que a maioria dos consumidores escolhe o incenso pelo perfume que mais lhe agrada, aquele que proporciona uma sensação de bem-estar. "O perfume penetra nas narinas e chega ao sistema límbico que é a parte do cérebro responsável pelas emoções. Um perfume pode nos transportar através dos tempos e sob a sua influência, recordamos e revivemos bons momentos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário