terça-feira, 3 de abril de 2012

Qual é Seu Grau de Organização?



Escolha o número (de 1 a 4) que corresponda a sua melhor resposta a cada uma das frases seguintes:

1 = Raramente ou nunca
2 = Algumas vezes
3 = Muitas vezes
4 = Quase sempre

( ) Fico cansado só de pensar em tudo o que tenho de fazer para me organizar.
( ) Meus colegas de trabalho e familiares acham que sou desorganizado.
( ) A falta de tempo e de espaço me impede de ser mais ordeiro.
( ) Estou sempre pensando que deveria ser mais organizado.
( ) Perco muito tempo procurando coisas todos os dias.
( ) Eu sou desorganizado.
( ) Sempre deixo a correspondência se acumular antes de cuidar dela.
( ) Guardo coisas porque acho que um dia vou precisar delas.
( ) Sinto-me culpado quando jogo alguma coisa fora.
( ) Deixo coisas fora do lugar para servir de lembrete.
( ) Não tenho tempo para mim mesmo.
( ) Quando tudo fica bagunçado, penso comigo mesmo: “Lá vou eu outra vez”.
( ) Não suporto a idéia de me separar de nada que me pertença.
( ) Tenho pavor de abrir armários e gavetas em casa e no escritório.
( ) Quando a bagunça da minha casa me ameaça, eu caio fora.
( ) Quando alguém me visita inesperadamente, procuro evitar que repare na casa toda.
( ) Falto a compromissos marcados e esqueço tarefas importantes.
( ) Tenho dificuldade de lembrar de aniversários, feriados e datas especiais.
( ) Sinto que realizo muito pouco a cada dia.
( ) Para mim, ter sucesso é estar ocupado.
( ) Sinto-me levado para três direções ao mesmo tempo.
( ) As cartas de cobrança é que me lembram de que tenho contas a pagar.
( ) Arrasto os débitos do cartão de crédito de um mês para o outro.
( ) Vivo esperando o dia do pagamento do salário.
( ) Acho muito difícil manter o equilíbrio entre o orçamento e a poupança.

______Total

Verifique a sua contagem:

81 a 100: Você teria tanto a ganhar se organizasse sua casa e sua vida! Manter a ordem faria despencar seu alto grau de estresse e frustração, pouparia tempo e energia para se dedicar a coisas mais gratificantes e removeria obstáculos ao sucesso. Comprometa-se a dar hoje o primeiro passo para mudar e persista!

61 a 80: Você provavelmente está sofrendo os efeitos cumulativos da desorganização. A desordem vem aumentando com o tempo, e parece que a passagem dos meses e anos só o torna mais e mais dispersivo. Mas não perca a esperança de resolver o problema com a combinação adequada de esquemas e estratégias de organização. Apenas não espere um milagre da noite para o dia!

41 a 60: Talvez você não se considere uma pessoa desorganizada, mas por uma razão qualquer sente que a desordem aumentou ultimamente. Quem sabe você está apenas tentando ajustar-se a uma grande guinada - novo emprego, mudança de casa, outro relacionamento afetivo ou perda de uma dessas coisas. Voltar a organizar-se lhe devolverá a estrutura necessária para enfrentar esse momento de transição. Por outro lado, se você sempre foi desorganizado, aprender novas habilidades para evitar a bagunça pode ajudar muito.

25 a 40: Sua capacidade de organização está bem desenvolvida, e você sente prazer com isso porque conhece os benefícios. Por manter-se no controle da situação, consegue fazer mais que o programado para cada dia. Se estiver em busca de uma nova carreira, considere a possibilidade de se tornar organizador profissional.

Fonte: Livro: Organize-se - Donna Smallin

Nenhum comentário:

Postar um comentário