sexta-feira, 6 de abril de 2012

Aromatizadores de ambiente

Já postei aqui várias dicas de aromaterapia. Hoje a postagem é sobre aromatizadores de ambientes.

Parte da identidade de um ambiente é criada pela fragrância que exala dele. O aroma fica marcado na memória olfativa - o nariz humano consegue "gravar" cerca de 10 mil cheiros - de quem o habita ou passa por ele

Os aromatizadores podem ser:

Varetas de madeira - Usualmente de bambu, são bons veículos para as fragrâncias. Isto é, elas auxiliam na difusão do perfume pelo ambiente. Elas podem estar mergulhadas tanto em águas perfumadas, quanto em óleos aromáticos.

Finos - Você pode colocar no banheiro ou escritório aromatizadores com embalagens que lembram a de um perfume e se mesclam a penteadeiras e prateleiras. A lavanda traz energia ao escritório (a essência pode ser aplicada em tecido também) se usada no banheiro, a lima dá sensação de frescor e limpeza.

Diferentes - A textura em gel ajuda a propagar o aroma e o cheiro de fruta que fica bem na cozinha.

Flores e frutas - aroma de flores e frutas dá um toque de natureza à casa. Flores como o sândalo tem efeito afrodisíaco, já frutas cítricas são refrescantes. Espirrado em cortinas e almofadas, por exemplo, o perfume tem maior durabilidade.

Retrô - O alfalzol, velho conhecido da indústria cosmética, também faz bonito ao perfumar a casa. O cheiro combina com ambientes de leitura ou estudo. Já os sachês perfumados podem ser colocados nos armários e gavetas para perfumar as roupas e o ambiente.

Exóticos - O odor que o patchouli exala é exótico e afrodisíaco. Ela vai bem no quarto, para momentos mais íntimos, e no armário para evitar que as roupas fiquem com cheiro de "guardadas". Evite usá-lo em ambientes amplos, porém, pois o resultado pode ser enjoativo.

Chiques - O perfume do limão dá o toque final após uma faxina na casa. Ele também combina com dias de calor, pois seu cheiro dá a impressão de frescor. Se o objetivo é perfumar a casa, há produtos que não têm efeito terapêutico, mas ficam impressos na memória olfativa.

Românticos - Coloque aromatizadores de cerâmica em formato de coração e aromatizadores com perfume de rosas para dar um ar romântico ao quarto. Aspergida em ambientes íntimos (até no travesseiro ou nos lençóis), a fragrância de rosas cria um clima de aconchego e romance.

Eletrônicos - Esses modelos aliam a praticidade da tecnologia ao design discreto. É possível programá-los para exalar a fragrância no intervalo de tempo de sua preferência, ideal para ambientes como a cozinha.

Ligados - Ligados à tomada ou lâmpada, esses aromatizadores espalham seu perfume pelo ambiente graças ao calor gerado pela eletricidade. Eles caem em bem em cômodos de grande permanência, como a sala.

Versáteis - Perfumes cítricos são recomendados para o banheiro, pois emprestam suavidade e leveza ao local. Já as fórmulas que contenham gerânio e bergamota são recomendadas para ambientes de convívio familiar, como a sala de estar.

Frescor - Perfumes leves e refrescantes vão bem em qualquer canto da casa. Mas mesmo eles podem causar desconforto aos olfatos mais aguçados. Antes de aspergi-los nos cômodos da casa, faça um teste em um ambiente pequeno e veja sua reação.

Bem dosado - Com modelos em spray é possível controlar a quantidade de perfume aspergido. Em ambientes de descanso, uma borrifada apenas garante um cheiro suave e agradável. Já em locais amplos, podem ser reaplicados várias vezes ao dia.

Óleos - Concentrados em pequenos frascos ou em grandes embalagens, os óleos são as versões mais puras dos fragrantes. Naturais ou artificiais, eles podem ser colocados em difusores, aquecidos por uma vela ou lâmpada. Neste caso, deve-se procurar um suporte específico, senão a lâmpada pode ter sua vida útil reduzida ou até queimar.

Fonte: M de Mulher - Casa

Nenhum comentário:

Postar um comentário