quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Geladeira: cada coisa em seu lugar


Nessa época de calor é importante acondicionarmos corretamente os alimentos na geladeira. Seguem dicas da Casa e Jardim com a ajuda da especialista em organização Cristina Papazian.

No congelador, separe os alimentos em três colunas. Na primeira coluna coloque os alimentos congelados, semipreparados, como pizzas, lasanhas e nuggets, na coluna do meio vão as carnes, frangos e peixes, e na última coluna, os doces, como sorvetes e tortas doces.

Na primeira prateleira, vão os itens do café da manhã. Leite, sucos, iogurtes, manteiga e requeijão estão na lista. Queijo, presunto, mortadela e companhia devem estar sempre em um porta-frios.

Os doces, como tortas, mousses e pudins, vão para a segunda prateleira. As frutas abertas, potes de gelatina, pacotes de biscoitos inacabados e outras miudezas podem ser agrupados dentro de uma boleira com tampa. Assim, os alimentos continuam frescos por mais tempo.

A terceira prateleira pode abrigar as sobras de comida, sempre em potes de vidro e não de plástico. Isso porque o material perde menos calor do que o plástico. Batatas, cebolas ou outros preparados em conserva também ficam ali.Ao contrário do que todo mundo pensa, os ovos não devem ficar na porta. Isso porque o abre e fecha pode derrubá-los acidentalmente e ainda prejudica a refrigeração. O ideal é comprar um suporte adequado e colocá-los também na prateleira. Eles podem ficar também na terceira prateleira.

Em vez de guardar as garrafas de cerveja, refrigerante e vinho na porta, coloque-as deitadas, no espaço sobre as gavetas. Como são pesadas, elas podem acabar fazendo com que a porta ceda com o tempo, prejudicando o funcionamento da geladeira. Eles podem ficar na quarta prateleira.

Na primeira prateleira da porta da geladeira podem ficar as frutas mais resistentes, como algumas maçãs, limão e pêssego. No local onde você colocaria os ovos, podem ficar frutas de consumo rápido.

Na segunda prateleira da porta da geladeira, podem ficar doces como geléias, cereja, leite condensado, creme de leite e outros produtos que foram abertos mas não inteiramente consumidos. Mas atenção: é preciso transferir os alimentos da lata para um vidro. Você pode até utilizar copos de requeijão, cobertos com papel-filme.

Vidros de azeitona, catchup, mostarda e alcaparra vão para a terceira prateleira da porta da geladeira. É aqui que ficam também as sobras dos enlatados salgados, como ervilhas e milhos. Não se esqueça de tirá-los da lata e passá-los para um copo de vidro, coberto com papel filme.

Na última prateleira da porta você pode deixar uma garrafa de vidro fechada e as bebidas que já tiverem sido abertas mas não completamente consumidas como refrigerantes ou vinhos.

Em uma das gavetas de legumes, coloque o que sobrou das frutas que não couberam na primeira prateleira da porta. Tire as frutas dos saquinhos plásticos de supermercado, lave-as e arrume-as na gaveta. As frutas menores, como os morangos, podem ser colocadas dentro de bowls para não amassar. Para otimizar espaço na outra gaveta, depois de lavar os legumes, como cenoura, chuchu, pepino etc, guarde-os lado a lado em sacos com fecho, tipo zip. Disponha os saquinhos em pé, encostados nas paredes das gavetas.Para manter as folhas frescas por mais tempo, uma dica: retire-as do saco plástico, destaque as folhas, lave-as, enxágüe bem e coloque dentro de um pote com tampa, entre duas folhas de papel-toalha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário