terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

7 dicas para motivar sua empregada doméstica

A missão de uma empregada doméstica é resolver os problemas cotidianos da casa na qual trabalha, permitindo assim que seus moradores tenham mais tempo para seus afazeres pessoais.

Ela tem que saber que o objetivo de seu trabalho é fazer com que os ambientes estejam limpos, as roupas prontas para serem usadas e as refeições preparadas para que os moradores cheguem em casa e possam descansar de sua jornada de trabalho.

Mas, para desempenhar suas funções adequadamente, a funcionária precisa saber também a importância de seu trabalho para se sentir valorizada. Ela tem que ter motivos para trabalhar, para querer executar as tarefas da maneira que a patroa necessita e se dedicar àquilo que faz.

Motivar é dar motivos. Em um ambiente de trabalho podemos criar um clima favorável para que o funcionário se automotive. Veja abaixo alguns hábitos que você pode somar ao seu modo de se relacionar com seus empregados domésticos para fazer a diferença no desempenho deles.

Ensine com amor

Quando você for informar sua empregada sobre as atividades que ela deve fazer, demonstre que este contato é prazeroso para você. Deixe que ela perceba que você está disponível para ajudá-la em suas possíveis dificuldades, assim vai se esforçar para aprender mais rapidamente sua função e não ficará com medo de errar e ser repreendida.

Deixe que ela participe do processo

As contribuições da funcionária são fundamentais para que novos conceitos sejam apreendidos. Tenha em mente que vocês vão trabalhar juntos no projeto de manter a casa organizada.

Dê autonomia a ela

Uma pessoa se sente motivada se puder exercer sua criatividade, tomar decisões e até mesmo errar. Ainda que limitada, você deve dar alguma autonomia para sua empregada doméstica.

Deixe que ela tome iniciativas

Só tomando iniciativas a empregada agregará valor à sua função de auxiliar doméstica, ajudando você a pensar o dia a dia da casa. A iniciativa é uma decorrência direta da autonomia.

Não se esqueça de que sua empregada tem vida pessoal

Não é necessário se tornar íntima da empregada, mas ela tem que saber que pode contar com você para vencer suas dificuldades pessoais. Invista nas relações interpessoais, dê o melhor de si.

Comunicação é fundamental

Algumas palavras antes de sair de casa e uma pequena supervisão no serviço da ajudante quando voltar do trabalho são fundamentais. Alguns elogios ou alguma explicação extra para que as tarefas fiquem mais bem feitas são decisivos para que a empregada se motive.

Lembre-se de que todos precisam de reconhecimento

Fale palavras de elogio na frente de outro funcionário ou das pessoas que moram na casa. Sua auxiliar se sentirá orgulhosa por seu trabalho ter sido reconhecido como bom.

Finalizando, se ela tiver consciência da importância e de como todos na casa aprovam seu trabalho, a empregada doméstica vai se sentir pertencente à rotina da família e fará o possível para agradar a todos. O bom relacionamento, normalmente, é construído com o tempo, paciência e compreensão.

Fonte: http://bbel.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário