terça-feira, 27 de setembro de 2011

Como fazer uma reforma rápida e eficiente

O final do ano se aproxima, tem lojas que já estão vendendo até produtos de natal e nessa época começa a correria para arrumar a casa para receber as visitas de final de ano. Como é bom fazer tudo com planejamento, e pessoas organizadas fazem isso (vejam o post sobre os 7 hábitos das pessoas organizadas, entre outros posts nesse blog), seguem abaixo dicas de como fazer uma reforma rápida e eficiente.

Problemas com a mão de obra são a principal reclamação de quem precisa fazer uma reforma. O maior segredo de um quebra-quebra bem-feito é escolher um bom profissional. Por isso, peça para visitar uma obra recentemente concluída por ele. "Se o pedreiro topar, é um bom sinal", diz o arquiteto Denis Cossia. Ao visitar o local, veja se os azulejos estão alinhados, se a pintura tem bom acabamento e se o prazo foi cumprido. Seguem outras dicas para que a obra não se transforme num inferno.

1. Ao comprar materiais

Não confie só no vendedor

Ele não é especialista em obra. Ao escolher um revestimento, pesquise as recomendações pelo SAC ou site do fabricante.

Respeite as especificações

Observar para que áreas um material foi feito evita ter na cozinha um azulejo que acumula muita gordura ou colocar na garagem um piso que não resiste ao peso do carro. Compre tudo de uma vez. Isso costuma render bons descontos, mas produtos como cimento e argamassa têm validade curta e não podem ser comprados com muita antecedência.

2. Durante a reforma

Antecipe-se ao vai e vem

Para manter assoalhos intactos, coloque sobre eles pedaços de carpete ou um tapete velho sob uma lona plástica.

Mantenha a poeira longe

Ponha panos úmidos nas frestas das portas e tranque os cômodos livres. Isso evita a entrada de pó e a presença de estranhos. Aproveite e remova cortinas e tapetes.

Prepare-se para o entulho

Jamais permita que pedreiros descartem o entulho em terrenos baldios - isso dá multa! Contrate uma empresa para remover o material. Abra espaço. Disponha os móveis nas beiradas dos cômodos para liberar o caminho.

Evite objetos quebrados

Embale enfeites e peças pequenas em jornal ou plástico bolha e guarde-os em caixas. Se não for trocar o piso do quintal ou da calçada, supervisione o pedreiro para que tome cuidado para não quebrá-lo.

Fiscalize as instalações

Acompanhar o trabalho dos profissionais facilita a descoberta e a resolução de problemas como um revestimento mal assentado ou a instalação incorreta de um piso.

Cobre o prazo semanalmente

Faça vistorias diárias na obra e confira com os pedreiros toda semana se as metas estipuladas estão sendo de fato cumpridas, para que a obra não atrase.

3. Depois de tudo pronto

Remova a sujeira grossa

É hora de dar fim à sujeira: com uma palha de aço, remova restos de rejunte, cimento e argamassa (teste antes em um caco de revestimento, para evitar riscos).

Apague os respingos

A tinta que caiu no chão ou manchou um móvel pode ser removida com um pano macio embebido em removedor.

Faça manutenção

Conserte pequenos defeitos e pinte a casa a cada dois anos. Mantenha ralos e sifões sempre limpos para que o encanamento dure mais.

Fonte: Site Ana Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário