quinta-feira, 15 de setembro de 2011

11 dicas para ter uma cozinha mais sustentável


Saiu na Revista Consumidor Moderno, dicas para sermos consumidores mais conscientes e fazendo isso, em alguns casos, até economizarmos na conta de energia elétrica.

Segue abaixo:

Plante seu jardim: Se você tem espaço para plantas, plante uma horta em seu quintal. Você terá alimentos frescos e orgânicos.

Reutilize água: Quando você lava lentilhas, arroz e legumes, guarde a água e use-a para regar suas plantas. Desta forma, elas vão obter nutrientes extras.

Mergulhe os grãos: Mergulhe grãos como lentilhas, arroz e feijão algumas horas antes de cozinhar. O alimento utilizará menos gás e tempo para ser preparado. Não se esqueça de tampar a panela enquanto cozinha, a dica é usar uma panela de pressão.

Substitua o guardanapo: Guardanapos de pano podem ser reutilizados em vez de usar guardanapos de papel.

Desligue o aparelho de microondas: Quando não estiver em uso, desligue da tomada aparelhos, como o microondas, forno, processador de alimentos, entre outros. Isso reduz a "energia vampirizada” e pode gerar economia de 5% na conta de eletricidade.

Use criteriosamente os aparelhos: Evite usar processadores de alimento se você pode usar a faca. Também não basta empurrar alimentos direto da geladeira para o forno, deixe descongelar um pouco antes de colocá-lo para cozinhar. Não pré-aqueça o forno mais do que o necessário. Faça o melhor uso possível, para isso, cozinhe mais de uma coisa ao mesmo tempo, por exemplo.

Olhe a eficiência: Atente para o selo de eficiência energética do Procel ao comprar aparelhos novos ou substituir os velhos.

Use lâmpadas fluorescentes compactas: Elas vão durar cerca de 15 vezes mais do que as lâmpadas tradicionais, além de consumir até 75% menos energia.

Máquina de lavar louça: Use a máquina só quando estiver cheia e pule o ciclo de secagem com ar quente, deixando os pratos secarem sozinhos.

Sobras: Não coloque as sobras de comida na geladeira enquanto ainda estão quentes. Isso eleva a temperatura interna do aparelho, consumindo mais energia. Em vez disso, deixe chegar à temperatura ambiente antes de refrigerar.

Limpeza: Encontre substitutos ecológicos para os produtos de limpeza químicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário