quarta-feira, 2 de julho de 2014

A importância do protetor de colchão

Olá! O protetor de colchão de preferência impermeável é importante não só para quem é alérgico mas também para proteger o colchão de suor e pele. Durante o ano perdemos muitos quilos de pele e muitos litros de suor durante a noite. Isso sem contar os ácaros que ficam por ali.

Aproveitei e busquei no Google sobre ácaros. Achei essa pesquisa no site Faz Fácil. Olhem só:

O que são ácaros ?

Os ácaros do pó da casa são considerados em todo o mundo, particularmente nos países ocidentais e industrializados, como a principal causa de alergias do aparelho respiratório.

Alguns ácaros são parasitas, mas os mais importantes para a patologia humana são espécies de vida livre comumente encontrados na poeira de colchões, travesseiros, móveis e pisos das casas.

Os ácaros não transmitem qualquer tipo de doença. Contudo, a exposição (sobretudo através das vias respiratórias) a determinadas proteínas que existem no seu corpo e excrementos, pode causar o aparecimento de doenças alérgicas.

Algumas alergias respiratórias, como a asma e a rinite alérgica, bem como dermatites alérgicas, podem ser provocadas por esses minúsculos ácaros ou por seus produtos (dejetos, secreções, fragmentos de ácaros mortos, etc.).

Quando encontrados no meio ambiente, suspensos no ar com as poeiras, são inalados por pessoas que desenvolvem reação de hipersensibilidade a tais materiais.

Por dia, o homem perde 1g destes pedaços de pele. De acordo com alguns estudos internacionais, a presença de 500 indivíduos por grama de poeira é suficiente para causar crise alérgica numa pessoa, com sintomas como a falta de ar.

"A concentração de 100 ácaros por grama de poeira já é o bastante para provocar alergia, embora não gere crise".

Os estudos concluíram, ser impossível livrar as residências desses animais microscópicos, responsáveis pelo surgimento ou agravamento de alergias respiratórias no homem.

Segundo os pesquisadores, porém, é recomendável a adoção de práticas higiênicas capazes de reduzir a população desses parentes do carrapato, minimizando assim os problemas de saúde que eles podem causar.

O colchão, objeto com o qual as pessoas mantêm um contato mais prolongado no ambiente doméstico, é o local onde existe a maior concentração de ácaros em uma casa. De fato, passamos um terço de nossas vidas na cama, deixando lá resíduos de pele, numa temperatura sempre aconchegante, e transpirando, gerando alta umidade... É TUDO O QUE O ÁCARO PRECISA PARA SOBREVIVER CONTINUAMENTE !

Após 6 anos de uso de um mesmo travesseiro, 10% de seu peso é constituído de ácaros e fezes de ácaro! Em um colchão com 10 anos, estima-se que vivam 1 trilhão de ácaros!

O que mais chamou a atenção dos pesquisadores foi o fato de o colchão ser o predileto dos acarídeos. "A concentração de ácaros na parte de baixo do colchão, que fica em contato com o estrado, é três vezes maior do que na de cima".

Em seguida, no ranking de preferência dos bichinhos, aparecem:

o sofá,
o tapete,
a dispensa
e a cortina.

Eles se alimentam normalmente de fungos e das escamas da pele humana. Uma pessoa adulta libera algo como cinco gramas de escamas por semana, um banquete e tanto para os bichinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário