sexta-feira, 13 de julho de 2012

O que você faz durante seu tempo livre em casa?

No que você dedica o tempo livre?

Chegar em casa nem sempre representa o começo do descanso. Muitas vezes, ao contrário, você continua em plena atividade, organizando, limpando e executando uma infinidade de tarefas domésticas. Outras vezes, também, limita-se à rotina de ligar a TV e consumir estímulos que dificilmente relaxam. Por isso, um bom exercício é prestarmos atenção aos movimentos que realizamos, quando o que se procura é melhorar a qualidade do tempo de ócio na intimidade do lar. Porque uma simples alteração no ritmo habitual pode produzir efeitos muito bons.

Uma enquete reveladora

Um site espanhol da Internet realizou uma enquete com doze mil habitantes de todo o país, de todas as idades e classes sociais. E o resultado é muito interessante. Mais de sessenta por cento do total gostaria de reduzir o tempo dedicado ao consumo de meios audiovisuais e às conversas por telefone, para aumentar os momentos de ócio criativo ou hobbies, como a decoração, os trabalhos manuais, a jardinagem ou a culinária recreativa. Entre os mais inativos, de ambos os sexos, se encontram os jovens de 18 a 25 anos, e os mais velhos, de 46 a 65 anos. No caso específico das mulheres, é muito alta a porcentagem do tempo que elas dedicam às tarefas de limpar, cozinhar por obrigação e cuidar dos filhos. E é unânime o fato de considerá-las tediosas e carentes da diversão desejada.

Mudar a rotina

Uma vez que são identificadas aquelas atividades que são feitas de maneira automática e que não produzem nada de prazeroso, o aconselhável é optar entre a resolução de abandoná-las ou de transformá-las em algo positivo. Se você mora sozinha, faça o teste de criar um clima de descontração e bem-estar que conecte você com o seu lado mais criativo. Se você mora com a família, experimente compartilhar as tarefas que antes fazia sozinha ou ouvir suas músicas preferidas enquanto faz as atividades que mais detesta. Se você mora com um companheiro, um bom espaço para o relaxamento pode dar bons resultados. Lembre-se dos conselhos da sabedoria oriental: “a energia positiva no seu ambiente pode transformar a sua vida”.

Fonte: Discovery

Nenhum comentário:

Postar um comentário