terça-feira, 26 de junho de 2012

Dicas para economizar energia elétrica

Geladeira

Escolha a melhor posição - Para evitar um aquecimento desnecessário da geladeira, instale-a longe do fogão. Procure também mantê-la longe de aquecedores e das áreas expostas ao sol. E deixe um espaço de pelo menos 15 cm entre as costas da geladeira e a parede, permitindo uma boa circulação de ar.

Verifique a vedação das portas - Mantenha seu refrigerador com as borrachas de vedação em bom estado, pois elas evitam que entre calor, evitando desperdiçar energia. Uma boa forma de conferir a vedação é fechar a geladeira com uma folha de papel entre a porta e o batente. Se ela ficar presa é sinal de que a vedação está em bom estado, mas caso fique frouxa ou caia, é melhor providenciar a troca das borrachas.

Limpe a geladeira periodicamente - Limpe o eletrodoméstico desligado, caso ele não seja frost free. Aproveite para descongelar o refrigerador, pois o gelo acumulado faz gastar mais energia.

Regule o termostato da geladeira - Siga a orientação do manual, especialmente nas estações mais frias do ano.

Adquira um modelo eficiente - Caso você esteja pensando em trocar de geladeira, escolha um modelo com o selo Procel de economia de energia. Outra dica é investir em um refrigerador que possua dispenser de água, evitando o abre e fecha da porta.

Descarte corretamente sua geladeira inoperante - Caso você tenha uma geladeira antiga e sem possibilidades de conserto, entre em contato com o seu fabricante, que será responsável pelo descarte correto do eletrodoméstico.

Ferro de passar

Evite ligar o aparelho repetidas vezes durante a semana - Como o ferro precisa esquentar, o ideal é juntar o maior número de roupas possível para passar, otimizando o uso do aparelho, que tem um alto consumo de energia.

Avalie as peças que devem ser passadas - Algumas malhas não amassam e, por isso, não pedem o uso do ferro. Roupas íntimas, bem dobradas, também dispensam esse cuidado.

Organize as roupas no varal -Ponha as camisas para secar no cabide, bem esticadinhas, facilitando o trabalho de passá-las.

Siga uma ordem racional -Comece a passar as peças mais pesadas, que pedem mais calor.

Desligue o ferro antes de terminar de passar as roupas -Aproveite a quentura do aparelho, que demora a esfriar, para passar peças bem leves, como panos de prato.

Máquina de lavar

Acumule roupas antes de começar a lavar - Agindo assim, você pode utilizar a máquina de lavar uma ou duas vezes por semana, dependendo da quantidade de peças usadas por sua família. Além de reduzir o consumo de energia, você economiza água.

Utilize o eletrodoméstico corretamente - Mantenha os filtros da máquina sempre limpos. E verifique no manual do fabricante a quantidade correta de sabão em pó e detergente, evitando repetir o processo de enxágüe.

Escolha o modelo sob medida para sua família - Antes de adquirir o aparelho, observe não apenas o tamanho, mas a capacidade (quantos quilos de roupas a máquina comporta). Escolha um eletrodoméstico com dimensões adequadas à quantidade de pessoas da casa para poupar energia e água.

Outros equipamentos domésticos

Utilize o computador racionalmente - Quando der uma pausa demais de dez minutos no trabalho, coloque a máquina no modo de economia de energia. Ou seja, mantenha acionado o programa Energy Star, que reduz o consumo de energia do monitor e o desliga quando o equipamento não estiver sendo utilizado por muito tempo.

Evite cozinhar alimentos no microondas - Use o aparelho somente quando for necessário aquecer alimentos. Uma boa prática é mantê-lo desligado da tomada, e só ligá-lo na hora de utilizá-lo.

Reduza o tempo de trabalho da cafeteira - Utilize o aparelho somente na preparação do café, pois ele consome, em média, 700 Wh. Para manter a temperatura adequada da bebida, substitua a cafeteira por garrafas térmicas.

Recarregue seu celular de maneira correta -Siga o tempo previsto pelo fabricante do aparelho. Não se esqueça de conferir esse tempo, retirando o carregador da tomada quando a carga estiver completa, para poupar energia e preservar o aparelho.

Limite o tempo de banho - O chuveiro é um dos aparelhos residenciais que mais consomem energia. Portanto, use-o da forma mais racional possível.

Fonte: http://www.ampla.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário