quarta-feira, 21 de março de 2012

Como cuidar de suas plantas no outono


Pessoalmente fiquei triste quando vi na TV que o outono vai começar. Não gosto de frio. Conto os dias para que chegue o verão e esse ano passou tão rápido! Mais, enfim, que venha o outono e depois o inverno. Vamos nos preparando para os dias frios. Seguem dicas sobre como cuidar de suas plantas no outono que retirei do site da Bebel (http://bbel.uol.com.br).

Por ser um período de transição entre o verão e o inverno, o outono apresenta características dessas duas estações, ainda que amenizadas. As plantas saem de uma época de abundantes chuvas e iluminação e preparam-se para enfrentar períodos de estiagem e baixas temperaturas.

Com o início do outono os cuidados com as plantas começam a ser redobrados para que elas cheguem saudáveis ao inverno. A estação é conhecida por ser o período de preparo para a dormência das plantas, que funciona como uma espécie de hibernação. Nessa época é preciso atenção com a poda, adubação e irrigação para não sobrecarregar a terra com nutrientes e água, prejudicando o desenvolvimento ou até mesmo matando a planta.

A poda é um recurso que deve ser mais explorado durante o outono, pois a retirada dos galhos e folhas em excesso facilita a penetração dos raios solares, essenciais para armazenar energia durante o período da dormência. Alexandre Zebral, paisagista, lembra que essa fase de queda das folhas é um processo natural antes da florescência e que quanto menos folhas com coloração amarelada, mortas ou galhos comprometidos e doentes mais energia a planta consegue armazenar. A paisagista Ana Paula Magaldi complementa, apontando que essa medida ajuda a fortalecer as plantas, além de priorizar o aspecto estético do jardim.

Alexandre menciona também que não se deve fazer podas drásticas no outono, pois isso interfere no desenvolvimento e armazenamento de energia. "As folhas que estão caídas aos pés das plantas devem ser retiradas e aquelas que vão florescer no final do outono ou inverno não devem passar pelo processo de poda", orienta. "Cada espécie pede um tipo de poda, mas o convencional é fazer algo simples, apenas para tirar as folhas secas", comenta Ana Paula. Para cuidar do jardim é preciso basicamente de um rastelo para retirar folhas, pás e tesoura de poda. Alexandre comenta que é preciso esterilizar as tesouras de poda para evitar que ao realizar um corte, a planta venha a ser contaminada com algum fungo ou bactéria presente no utensílio.

Fertilizantes são essenciais para que as plantas se desenvolvam bem, porém, quando aplicados em excesso, o efeito pode ser justamente o contrário. A recomendação de Ana Paula é adubar as plantas a cada 20 dias durante o outono, com preferência para os fertilizantes orgânicos. Alexandre concorda com Ana Paula e complementa justificando que os materiais orgânicos tendem a manter o solo úmido. "O fertilizante mais recomendado nesse período é o húmus de minhoca, mas o mercado também disponibiliza opções como a torta de mamona e a farinha de osso", lembra Alexandra Zebral.

A frequência com que se irriga as plantas também diminui, pois devido a baixa da temperatura, a perda de líquidos também é menor. "Se antes elas eram regadas a cada dois dias, no outono, dependendo da espécie, podem receber água com um intervalo maior. O ideal é regar a cada quatro dias, mas é preciso ficar atento quanto à umidade da terra", comenta Alexandre. Espécies que retém líquido, como os cactos, podem ser regadas a cada 15 dias, enquanto as que necessitam de mais água, como as bromélias, precisam de um intervalo menor de tempo entre uma irrigação e outra.

A baixa das temperaturas pode acarretar danos permanentes nas plantas, principalmente naquelas que são adaptadas para o clima tropical. Algumas espécies se adequam à mudança de temperatura, mas cuidados simples ajudam a minimizar o impacto ocasionado pelo frio. As variações bruscas de temperatura, quando os dias são quentes e as noites são geladas, podem ser causa de problemas para o jardim. Correntes de ar mais intensas também podem prejudicar o desenvolvimento das plantas.

As pragas que podem danificar as plantas são outro fator que merece atenção de quem está cuidando do jardim. O primeiro passo é identificar qual é o mal que está atacando para então buscar a melhor forma de exterminá-lo.

A prevenção varia de acordo com o agente causador do problema, portanto, antes de iniciar qualquer tratamento é preciso saber o que está atacando e qual é a forma menos agressiva para eliminar a praga", comenta Alexandre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário