sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Como manter a casa limpa e saudável no inverno

Prepare sua casa e proteja a família das crises de tosse e espirro durante os dias mais frios. Veja o que fazer.


Com a chegada do inverno, a tendência natural de todo mundo é permanecer mais tempo em casa. Tiram-se os cobertores dos armários, as janelas e as portas ficam mais tempo fechadas e o ar circula menos, deixando o campo livre para o ataque de vírus e ácaros. Mas você pode arrumar a sua casa e, ao mesmo tempo, evitar as doenças respiratórias e alergias causadas por elas. Com algumas dicas simples, você garante um lar organizado e quentinho durante a estação mais fria do ano. Confira:

Para afastar as doenças desta estação:
Deixe o sol entrar: apesar do ventinho gelado lá fora, deixe portas e janelas abertas por pelo menos 1 hora. Assim você troca o ar viciado pelo ar fresco. Janelas fechadas deixam o ambiente mais vulnerável ao surgimento de mofo e ácaros. Os raios solares matam ácaros e fungos.
Vede as frestas das janelas durante a noite: com feltro ou panos você pode bloquear as entradas de corrente de ar. Detalhe: no dia seguinte, abra as janelas e deixe a brisa invadir o espaço.
Livre-se do pó: os agentes que provocam alergia devem ficar longe nesta época fria. O ideal seria você tirar o pó todos os dias. Se não puder, faça a limpeza pelo menos três vezes por semana.
Arraste os móveis: a cada 15 dias, tire todos os móveis do lugar e remova a poeira acumulada.
Use panos úmidos: usar panos secos na limpeza da casa apenas espalha os agentes que causam alergia.
Lave os cobertores: após um ano dentro do armário, eles acumulam bactérias e fungos.
Lave as roupas de frio: depois de todo o tempo em que ficaram guardadas, suas roupas de inverno devem ser lavadas e expostas ao sol. Inclusive as peças de lã.
Troque a roupa de cama com frequência: mude os lençóis após uma semana de uso. Para as toalhas de banho, o recomendado é estendê-las para secar ao sol depois do banho e lavá-las a cada quatro dias.
Ponha os objetos para tomar sol: o efeito bactericida dos raios solares é a maior arma contra os ácaros. Coloque cobertores (bem abertos, de preferência no varal), travesseiros e até o colchão para fora pelo menos uma vez por semana. E fique atenta ao "prazo de validade" desses objetos. O ideal é trocá-los periodicamente, já que acumulam muitos microorganismos nocivos ao sistema respiratório (que, no inverno, fica bem mais vulnerável)
Tome cuidado no banho: fuja dos banhos muito quentes e dos sabonetes e cremes perfumados. Isso pode piorar a alergia.
Cuide da higiene do seu animal: é importante manter a mesma frequência dos banhos dos cachorrinhos durante o inverno. E mais: cuide para que eles circulem apenas em ambientes que estiverem secos e limpos.
Guarde os livros: mantenha livros, papéis e cadernos em armários fechados. Isso evita que eles acumulem poeira.
Controle a umidade: quando o tempo ficar muito seco, coloque uma bacia de água embaixo da cama. Isso facilita a respiração.
Não coma na cama: baratas são atraídas por farelos de comida. A saliva, as fezes e o corpo desses insetos carregam substâncias que provocam crises alérgicas.

Para deixar a casa quentinha e superaconchegante:
Crie um ambiente acolhedor: deixe uma manta perto do sofá. As noites na frente da TV se tornam mais prazerosas.
Decore a casa com velas: o fogo é mágico e acolhedor, mas cuidado: coloque as velas sobre um pires com água para evitar acidentes. E lembre-se de apagá-las antes de dormir.
Mude o visual da casa: prefira cores escuras, tecidos mais fofos e abuse de almofadas.
Coloque um tapete felpudo no quarto: não há nada pior do que descer da cama e colocar os pés diretamente no piso frio. Deixe também um par de chinelos sempre à mão.
Instale um aquecedor elétrico nos quartos ou na sala: prefira os modelos a óleo, que não ressecam o ar.
Aposte em mantas e almofadas no sofá: para fazer bonito, você pode escolher entre modelos de pura lã, de algodão ou mesmo fazer uma de tricô ou crochê. Elas são aconchegantes, esquentam e decoram o visual da sala.

Fonte: Site M de Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário