quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Faxina de início de ano

Início de ano é época de rever tudo o que passou e fazer planos para o ano que chegou. E isso reflete não só na vida pessoal, como na organização da casa também! Essa é a melhor hora para jogar fora ou doar tudo aquilo que você e sua família não usam mais. Para te ajudar nesse processo, veja dicas para fazer uma bela limpeza e deixar sua casa bem mais espaçosa e renovada!

Passo a passo da faxina

- O primeiro passo é fazer uma lista: anote tudo aquilo que você deve fazer. Assim você não esquece nenhum detalhe e pode deixar o processo bem mais tranquilo.

- Paciência é uma virtude: lembre-se que, muitas vezes, você não vai conseguir fazer tudo em um dia só. Faça a faxina aos poucos, sempre separando as coisas úteis daquilo que vai ser jogado fora. Depois de separar tudo, comece o processo de organização. Dessa forma, você consegue fazer tudo com ânimo e calma, sem se cansar demais.

- Separe caixas, sacolas plásticas ou bolsas do tipo ecobags para colocar itens para doação. Sapatos velhos, bolsas e até roupas podem ser usadas por outras pessoas. Lembre-se que nem tudo deve ser jogado no lixo!

- Faça a faxina por cômodos. Comece pela sala, depois vá para os quartos e assim por diante. Dê bastante foco ao ambiente em que você se encontra e só depois de terminar passe para o próximo. Assim, você não bagunça a casa inteira e não perde o foco.

- Separe fitas de vídeo antigas, CDs riscados ou que você não ouve mais, revistas e jornais velhos, canetas sem uso, tampinhas e jogue fora. Quanto menos objetos sem uso, melhor! Se tiver dó de jogar fora, coloque-os em caixas fechadas e guarde no armário. Tente sempre manter as gavetas organizadas: isso facilita muito o dia a dia.

- No quarto, faça uma limpa no guarda-roupa. Abra as gavetas de meias, roupas íntimas, roupas de banho, roupas de cama, toalhas e separe tudo aquilo que você não usa faz tempo. Descarte os itens velhos e abra espaço para novos itens. O mesmo equivale para roupas que não servem mais. Muitas pessoas podem se beneficiar daquelas roupas jogadas no fundo da gaveta.

- Você já parou para pensar na idade do seu travesseiro? Se ele for muito antigo, já é hora de trocar. Ele pode estar limpo, mas com o passar dos anos acumula micro-organismos.

- Revise todos seus produtos de beleza. Cremes, maquiagens, perfumes, esmaltes… verifique o prazo de validade e jogue fora tudo aquilo que pode te dar alergias ou problemas de pele.

- Na cozinha, renove os potes plásticos. Muitas vezes acumulamos tantos utensílios que eles acabam ocupando espaço que poderia servir para guardar outros objetos mais importantes.

- Produtos de limpeza antigos, panos de chão muito esfarrapados, prendedores de roupa quebrados, varal despencando… revise cada pedacinho da sua casa e se livre daquilo que não tem mais utilidade e só fica acumulando sujeira. Renovar é sempre bom!

- Lembre-se que toda essa faxina e reorganização da casa acumula muita poeira. Aspirador de pó, um pano úmido e produtos de limpeza multiuso serão mais do que necessários.

Agora sua casa estará limpa, organizada e perfeita para um novo começo.

Fonte: Revista Casa Limpa

Nenhum comentário:

Postar um comentário