quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Veja como não errar na postura ao realizar atividades domésticas

Preparando a arrumação: Um dos piores momentos para a postura é justamente aqueles antes da limpeza, quando se arrasta ou se suspende os móveis. "Na hora de pegar um volume um pouco mais pesado, é preciso abaixar e flexionar os joelhos para dividir com as pernas o peso do corpo e da carga, levá-lo junto ao corpo, pegando-o com as duas mãos, mantendo um ângulo próximo de 90º no cotovelo", explica Rodrigo Amaral, médico especializado em coluna, membro do Instituto de Patologia da Coluna de São Paulo. Para fazer isso, o ideal é manter os joelhos semiflexionados, os pés afastados e o abdômen contraído. E, se o móvel for muito pesado, é importante pedir ajuda para outra pessoa: assim divide-se o peso e minimiza a sobrecarga na coluna.

Recolhendo objetos no chão: A atividade sobrecarrega a coluna e pode causar dores imediatas, ainda mais se os objetos forem pesados. Portanto, é preciso ficar atento à postura. "O primeiro passo é dobrar os joelhos, o segundo é trazê-los para próximo do corpo e, finalmente, ficar de pé; com isso, a força é transferida para as pernas e não para a coluna vertebral", ensina Helder Montenegro, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação da Coluna. Ele continua: "Todo objeto deve ser transportado próximo ao nosso corpo para evitar que o tronco se incline para frente"

Tirando pó: O maior problema é quando os lugares a serem limpos são altos, exigindo que os braços fiquem estendidos por longos períodos de tempo. A resposta do organismo é imediata: lá vem a dor! "Para limpar lugares altos, é importante usar banquinhos ou escadas para evitar uma postura inadequada", diz Francis Trombini de Souza, da Faculdade de Medicina da USP.

Organizando o guarda-roupa: Esta é uma tarefa que pode demorar um bocado. E também pode sobrecarregar as costas e os ombros, principalmente se você ficar abaixando e levantando para guardar as roupas. "Use escadas ou banquinhos para guardar ou retirar objetos acima no nível da cabeça, e dobre os joelhos para recolher objetos de lugares baixos", aponta Francis Trombini de Souza, do Laboratório de Biomecânica do Movimento e Postura Humana da Faculdade de Medicina da USP. Desta forma, você evita que dores surjam mais tarde.

Estendendo as roupas no varal: Estender as roupas no varal sobrecarrega demais a região cervical da coluna. Para evitar problemas, o varal deve estar em uma altura compatível, ou seja, acessível aos braços, de modo que as mãos não ultrapassem a altura do ombro. "Ou então se deve usar uma escada ou banquinho, para que os braços não fiquem estendidos por muito tempo", sugere Francis Trombini de Souza, da Faculdade de Medicina da USP.

Cozinhando: Alcançar recipientes, pegar ingredientes, cortar, picar, mexer, colocar no forno... Cozinhar às vezes é uma verdadeira ginástica. Os erros mais comuns, e mais prejudiciais, são ficar com as costas flexionadas ou com os braços estendidos por muito tempo. "O ideal é manter o corpo ereto, porém não tenso. Deve-se manter um dos pés um pouco à frente do outro, flexionando levemente a outra perna para garantir um descanso para as costas", explica Rodrigo Amaral, membro do Instituto de Patologia da Coluna de São Paulo.

Lavando louça: Nestas horas, deve-se ficar atento à altura da pia, que deve ficar aproximadamente na altura do umbigo. Porém, nem sempre isso é possível. Então deve-se tentar ficar com as costas o mais retas possível e utilizar um suporte baixo para apoiar os pés. "Cada um dos pés deve ser apoiado alternadamente, aliviando assim a sobrecarga imposta à coluna durante uma tarefa prolongada", explica Francis Trombini de Souza, do Laboratório de Biomecânica do Movimento e Postura Humana da Faculdade de Medicina da USP.

Fonte: Uol



Nenhum comentário:

Postar um comentário