sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Natal sustentável: decore a casa reaproveitando objetos antigos


A sustentabilidade, mais do que um conceito, está virando um hábito. Nesta época de festas de final de ano, o reaproveitamento pode ser a inspiração para uma decoração natalina: é prática, bonita, e o melhor, barata!”, aconselha o arquiteto Allan Feio, que dá dicas para você investir nesta tendência.

Dicas essenciais

1. Coloque velas decorativas em taças ou garrafas de bebida, transformando-as em castiçais. É possível criar uma composição usando taças e garrafas de tamanhos e modelos diferentes.

2. Para quem tem o hábito de guardar fitas que foram usadas em embalagens de presente, a opção é reaproveitá-las criando laços para decorar garrafas de bebidas e potes. Formam um arranjo interessante para a mesa do jantar.

3. Com um simples vaso, pote ou jarro de vidro incolor é possível criar um arranjo: é só pegar as bolas da decoração de Natal que sobraram dos anos passados e colocar dentro da peça de vidro. Vale misturar modelos e cores. “Em vez das bolas, pode-se ainda colocar um jogo de luzes pisca-pisca e criar um arranjo iluminado”, indica o especialista.

4. Com as mesmas bolas de Natal antigas é possível criar uma espécie de móbile, pendurando-as por um fio de nylon, em várias alturas. A dica é pregar no teto, em um dos cantos do cômodo principal da festa de Natal.

5. Arranjos de flores tradicionais podem virar natalinos se forem adicionados pequenas bolas ou enfeites temáticos, desses comprados em lojas de R$1,99. As pinhas naturais também têm tudo a ver com as festas.

6. Quem tem habilidades manuais pode reaproveitar garrafas pet para criar flores e até uma árvore de Natal. Aproveite as cores, use a criatividade, corte e enfeite-as como preferir. “Essas peças são ideais para áreas externas, já que não vão estragar com a exposição ao sol e à chuva”, explica Allan Feio.

7. Separe retalhos de tecidos nas cores vermelha, verde e dourada, ou que tenham motivos que remetem ao Natal, e costure um patchwork simples com esses pedaços de pano para criar um jogo americano ou um centro de mesa, por exemplo. Fica um charme!

8. Não é necessário comprar uma nova árvore de Natal todos os anos! Faça alguns reparos na que você já tem em casa conservada, reforme os enfeites e dê uma cara nova às peças. Troque laços e fitas, pinte com cores diferentes e acrescente elementos novos.

9. Se você não tem uma árvore artificial, abuse dos enfeites naturais. Compre um pinheirinho e plante-o em um vaso bonito, ou simplesmente escolha plantas de sua preferência (como ráfis ou dracena arbórea) para decorar com motivos e cores natalinas.

10. Invista também em enfeites apenas com flores. Você pode simplesmente plantá-las em um vaso ou compor arranjos naturais em guirlandas e jarros de vidro. Opções que têm tudo a ver com o Natal são: rosas brancas e vermelhas, bico-de-papagaio, azevinho, pimenteira, narciso, entre muitas outras.

Fim de ano consciente

O Instituto Akatu pelo Consumo Consciente dá algumas orientações para que você tenha uma postura correta e ajude o planeta nas festas de fim de ano:

- Informe-se e escolha produtos para suas confraternizações de empresas social e ambientalmente responsáveis;

- Dê preferência a papéis e embalagens recicláveis e, ao final da festa, guarde o que for reutilizável e recicle o restante;

- Opte por utensílios (copos, talheres, pratos) reutilizáveis e não descartáveis;

- Na decoração com luzes, use lâmpadas de baixo consumo e apague-as antes de dormir;

- Dispense os pacotes de presente;

- Compre apenas a quantidade de alimentos e bebidas que você estima que realmente será consumida.

Consultoria: Allan Feio, arquiteto – Site: http://allanfeioarquitetura.blogspot.com
Instituto Akatu – Site: http://www.akatu.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário