A idéia do blog nasceu de uma vontade de me expressar, ajudar outras pessoas e trocar idéias. O blog vai ter de tudo, como o próprio nome diz: Casa, coisas e fatos. Vou falar principalmente sobre a casa, mais pretendo falar de vários assuntos e também vou me aventurar a falar um pouco sobre espiritualidade, que é um tema bastante complexo. E afinal de contas, a espiritualidade é a nossa casa interna. Aceito críticas, sugestões e trocas de idéias. Espero que gostem. Boa leitura.
quinta-feira, 20 de agosto de 2015
O 5 "S" e sua casa - parte 2
Os 5 sensos:
Seiri:
Senso de utilização, organização e liberação da área de coisas desnecessárias; Manter apenas o que é realmente necessário, eliminar o resto; Tem como conceito chave a utilidade, porém, devemos tomar cuidado com o que será descartado para que documentos (informações) ou objetos importantes não sejam perdidos.
Benefícios: Liberação de espaço; Eliminar materiais em excesso; Bloquear as causas que levam a estoque ou a desarrumação;Eliminar itens fora de uso ou sucateados (guardar coisas desnecessárias tem custo); Reduzir ou eliminar tempo de procura; Questionar sempre: 5W-2H (What, o quê, Where, onde, Who, quem, When, quando, Why, Por quê, How, Como, e How much, Quanto); Princípio “um é melhor”: uma caneta, uma cópia, uma peça, etc.; A responsabilidade de quem descarta só termina no momento do destino final.
Seiton:
Senso de ordenação, arrumação, tudo em seu devido lugar; É o momento de arrumar o que sobrou depois do Seiri; Seu conceito chave é a simplificação; Determinar local para se achar com facilidade documentos, materiais ou equipamentos necessários; Os materiais devem ser colocados em locais de fácil acesso e de maneira que seja simples verificar quando estão fora de lugar.
Benefícios: Rapidez e facilidade para encontrar documentos, materiais, ferramentas e outros objetos; Economia de tempo; Controle sobre o que cada um um utiliza; Pontos de atenção: Usar rótulos e cores vivas para identificar os objetos; Observar o layout de trabalho (máquinas, armários, arquivos), corredores obstruídos, coisas fora do lugar.
Seisou:
Senso de limpeza, ambiente agradável; Tirar o lixo, a poluição (inclusive visual e sonora, não apenas o lixo), evitar sujar, evitar poluir;Esta etapa visa limpar a área de trabalho e investigar processos que geram sujeira para modificá-las; Qualquer agente que prejudica o ambiente pode ser considerado sujeira: além do lixo comum, iluminação deficiente, mal cheiro, ruídos, pouca ventilação, poeira.A limpeza de cada ambiente é responsabilidade do usuário; Seisou inclui: não desperdiçar materiais, deixar locais em ordem após o uso (inclusive banheiros).
Principais vantagens: Satisfação das pessoas por estarem em ambiente limpo; Eliminação de desperdício; Mais importante que limpar é evitar sujar; Educar-se para não sujar.
Seiketsu:
Senso de asseio, padronização, saúde; Refere-se ao estado atingido com a prática dos 3S anteriores (Seiri, Seiton, Seisou), acrescido de providências rotineiras e habituais em termos de higiene, e saúde pessoal; Busca manter a organização, arrumação e limpeza obtidas nas etapas anteriores; É o momento de padronizar e melhorar continuamente as atividades (Kaizen); Exige perseverança pois a mudança de comportamento deve ser padronizada para que não se retorne ao estágio anterior.
Melhorias no: Equilíbrio físico e mental; A higiene física e mental trará benefícios; Como se chegar nesse estágio: Ter os 3S anteriores implantados; Manter excelentes condições de higiene nas áreas comuns.
Shitsuke:
Observar e respeitarSenso de disciplina e autodisciplina, compromissos; Implica em Autogestão: cada pessoa deve cuidar de si e do seu espaço; O compromisso pessoal com o cumprimento dos padrões éticos, morais e técnicos, definidos pelo 5S; Deve-se adaptar às novas realidades de modo que as relações com o ambiente e pessoais se renovem e sustentem ao longo do tempo de forma saudável;Sendo a última etapa ao ser executado significa que todas as etapas do 5S estão se consolidando.
Vantagens: Melhoria da qualidade do trabalho diário;Melhoria nas relações humanas pois todos sabem o que fazer e de quem são as responsabilidades; Valorização do ser humano que passa a ser responsável pelos processos mesmo sem supervisão;Incentivo à criatividade; Constante auto-análise e busca de aperfeiçoamento.
É importante incentivar os trabalhadores através de elogio e reconhecimento do trabalho que está sendo feito;Para que a implantação da disciplina dê resultados deve-se: Educar à todos para a criatividade; Ter padrões simples e praticá-los sempre; Ter paciência e persistência (nada acontecerá num passe de mágica);Melhorar continuamente o pessoal; Buscar previsibilidade de resultados, não deixar ao acaso.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário