quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Dicas para reduzir o consumo de água em sua casa

Na cozinha: lavar a louça com a torneira semiaberta por 15 minutos consome cerca de 117 litros de água, segundo a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). É possível higienizar a mesma quantidade de utensílios gastando muito menos água. Comece limpando os restos dos pratos e panelas com uma escova ou guardanapo. Depois, coloque a louça suja de molho na pia com água e um pouco de detergente. Enquanto estiver ensaboando, deixe a torneira fechada. Abra-novamente, com moderação, apenas na hora de enxaguar as peças
Uma lava-louças com capacidade para higienizar o conjunto de itens (pratos, copos, talheres e outros) utilizado por oito pessoas em uma refeição gasta cerca de 20 litros de água em um ciclo de lavagem completo (o consumo varia em função do modelo do equipamento). O montante, de maneira geral, é menor que o despendido em uma lavagem manual. Porém, use a lavadora somente quando ela estiver cheia.
Tente reduzir a quantidade de louça suja gerada. Você sabia que ao utilizar um copo para beber água são necessários, pelo menos, outros dois copos de água potável para lavá-lo? Portanto, quando possível, reutilize o utensílio.Não use água corrente para descongelar alimentos. A recomendação se dá tanto pela economia de água, quanto pela segurança alimentar, pois o ideal é descongelar os alimentos gradualmente na geladeira.

Na lavanderia: Na hora de lavar as roupas à mão, aproveite a água do molho para esfregar as peças. Só abra a torneira no momento do enxágue. Lavar a roupa numa lavadora com capacidade para cinco quilos de roupas gasta cerca de 135 litros de água. Lembre-se que a água do tanque ou da máquina de lavar pode ser reaproveitada para a limpeza do quintal ou da calçada.

No jardim, no quintal e nas áreas de lazer: para regar as plantas dê preferência aos regadores, em vez da mangueira. Os ideais são os modelos com diversos furos no bico (como um chuveirinho). Isso reduz o consumo e distribui melhor a água. Durante o verão ou em dias mais quentes, irrigue as plantas no início da manhã ou à noite, quando a temperatura é mais amena. Esse cuidado ajuda a reduzir a perda por evaporação e preserva a saúde dos vegetais.

Evite lavar o carro em períodos de estiagem. Mas se a tarefa é realmente necessária, use balde e panos em vez da mangueira. O trabalho é maior, mas dessa forma pode-se economizar e muito. Quem usa o balde gasta, em média, 80 litros na lavagem de um veículo de passeio. Já quem opta pela mangueira gasta, pelo menos, 320 litros. Se quiser usar o serviço de um lava rápido, privilegie aqueles que realizam a lavagem a seco.

Em época de secas, dê uma folga para a mangueira. O recomendável durante o período de estiagem é apenas varrer a calçada. Caso a lavagem seja necessária, prefira a dupla vassoura e balde (idealmente, com água reutilizada da máquina de lavar roupas). Em hipótese nenhuma varra a calçada com o esguicho da mangueira: dependendo do fluxo, em apenas 15 minutos de mangueira ligada, o consumo atinge 279 litros.

No banheiro: fechar a torneira ao escovar os dentes é uma dica para lá de batida. Ainda assim, há muita gente que resiste em mudar tal hábito. Uma pessoa que escova os dentes por cinco minutos, com a torneira parcialmente aberta, gasta cerca de 12 litros de água. No entanto, se a escova for apenas molhada, a torneira for mantida fechada enquanto a escovação é realizada e, ainda, o enxágue da boca for feito com um copo de água, o gasto é de meio litro, no máximo.
O cuidado em fechar a torneira também se aplica na hora de lavar o rosto ou fazer a barba. Outra dica para economizar é encher a pia com alguns centímetros de água para lavar o barbeador - ou usar um potinho ou bowl para retirar a espuma do aparelho - em vez de fazê-lo em água corrente.
Tomar banhos demorados é muito relaxante. Mas, convenhamos, em época de estiagem, isso não cai bem. Um banho de ducha por 15 minutos consome 135 litros de água. Se fecharmos o registro na hora de ensaboar o corpo e reduzimos a duração da ducha para cinco minutos, o consumo cai para 45 litros,ou seja, uma pequena alteração economiza quase 70% da água despendida.
Em dias frios é comum as pessoas deixarem a água do chuveiro correr por alguns segundos (ou até minutos) até que esquente o suficiente. Para não desperdiçar essa água boa e limpa, colete-a em um balde e use-a, posteriormente, na limpeza da casa, para regar as plantas ou até mesmo para dar descarga.
Na hora de escolher um vaso sanitário para o seu banheiro, opte pelos modelos com caixa acoplada. Esses produtos gastam cerca de seis litros por descarga, enquanto os equipados com válvulas de parede liberam até 20 litros a cada disparo. Usar o vaso sanitário como lixeira é puro desperdício. Qual é o sentido de gastar seis ou dez litros de água para se livrar de uma bituca de cigarro ou de um tufo de cabelo? Jogue o lixo no lixo e, assim, evite também entupimentos.
Equipe suas torneiras com arejadores: esses dispositivos (que parecem uma peneirinha) custam em média R$ 5 e, ao serem instalados no bico da torneira, ajudam a reduzir o consumo de água ao proporcionar a sensação de fluxo mais intenso. Segundo cálculos do Instituto Akatu, se 12 apartamentos de um prédio aderissem ao uso do arejador na torneira da cozinha, em um ano seria possível economizar água suficiente para encher uma piscina olímpica.

Fonte: Uol Mulher Casa e Decoração

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Plantas tóxicas

Na elaboração de um jardim, a escolha das espécies exige cautela e conhecimento. Algumas espécies, aparentemente parecem ser inofensivas, mas quando ingeridas ou em contato com a pele, causam sérias intoxicações e alergias. Algumas espécies contém substâncias nocivas à saúde de animais e seres humanos, podendo até ser fatais. Existem aproximadamente 400 espécies de plantas ornamentais tóxicas.
Segundo o Centro de Toxicologia do Hospital das Clínicas de São Paulo, o índice de óbitos por intoxicação de plantas é baixo, e quando acontece, na maioria dos casos, tem como responsáveis principais a Mamona (Ricinus communis), e a Mandioca-Brava (Manihot utilissima). Os acidentes mais frequentes dão-se devido a ingestão de espécies como a Trombeteira ou Saia-Branca (Brugmansia suaveolens), a Coroa-de-Cristo (Euphorbia milli), Comigo-Ninguém-Pode (Dieffenbachia maculata “Picta”), e a Espirradeira (Nerium oleander), que são espécies mais comuns nas casas.
A maior parte dos casos ocorrem com crianças com idade entre dois e sete anos, embora sejam também registrados casos com adultos e animais. Veja abaixo algumas precauções e outras espécies ornamentais tóxicas:

Precauções

  • Ensine as crianças a não colocar plantas na boca;
  • Conheça todas as plantas da casa, seu nome e características;
  • Não coma, nem faça chás de plantas desconhecidas;
  • Quando reformar ou planejar um jardim, informe-se sobre as espécies a serem utilizadas;

Espécies Ornamentais Tóxicas


Fonte: Jardineiro.net

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Como fazer aromatizador de ambientes: veja preparo e dicas de essências


Os aromatizadores de ambientes são ideais para deixar a casa perfumada e agradável. Entretanto, as versões industrializadas podem ser caras ou difíceis de encontrar.

Por isso, fazer um aromatizador de ambientes em casa é uma boa ideia. Confira o passo a passo:

Materiais:

100ml de água
200ml de álcool de cereais
Essência

Misture todos os ingredientes, dosando a essência para alcançar a intensidade que preferir.

Como fazer difusor de aromas em casa?

Depois de pronta a mistura, prepare um difusor caseiro. Basta usar um recipiente com abertura, como uma garrafa pequena, e alguns palitos de churrasco. Corte as pontinhas dos palitos e posicione dentro da garrafa, mantendo as extremidades para fora. A madeira tende a absorver o líquido e o aroma será espalhado pelo ambiente.

Não faz ideia de qual essência usar? Confira algumas sugestões:

Essência de frutas cítricas:

Esse aroma é perfeito para a cozinha, pois ajuda a anular o cheiro de fumaça ou de gordura. Além disso, é fresco e convidativo.

Essência de menta:

O aroma de hortelã combina com banheiros, pois remete ao ambiente de saunas e piscinas. Pinho também é uma boa opção.

Essência de lavanda:

Esse aroma combina com lavabos, mas é preciso ter cuidado com a dose para não ficar muito intenso.


Essência de camomila:

Esse aroma combina com ambientes de relaxamento, como quartos ou salas de televisão, já que trata-se de uma planta com propriedades calmantes.

Essência de algodão:

Esse aroma lembra o cheirinho de produtos de bebês e combina com quartos ou closets.

Fonte: Bolsa de Mulher

Como organizar a casa: 14 dicas de especialista

Nem todo mundo consegue arcar com os gastos de manter uma empregada doméstica para cuidar das tarefas do lar. Existem também as mulheres que preferem acompanhar de perto tudo que é feito, e, por isso, dispensam a ajuda profissional e deixam a arrumação para os finais de semana. 

O primeiro passo é reunir a família e explicar que todos têm obrigações na casa. Você pode dar uma tarefa para cada um e definir o dia e horário certo para fazer. Até as crianças podem ajudar, guardando os brinquedos e arrumando o quarto. Um dos conceitos mais comuns na organização é que cada coisa tem que ter seu lugar. Uma pessoa organizada, ou com uma casa organizada, não perde tempo procurando por objetos ou realizando tarefas desnecessárias.

Confira a lista de recomendações:

1. Coloque listas pela casa (pode ser na geladeira ou no quarto das crianças, por exemplo) com os afazeres de cada um, ou marque sorteios semanais para definir quem vai ficar com qual tarefa.

2. Manter a ordem é algo que se faz todos os dias. Não adianta bagunçar a casa durante toda a semana e querer organizar tudo em um dia só. O ideal é não deixar nada acumular: louça, roupas para lavar, passar ou guardar, brinquedos jogados no chão, copos pela casa, etc.

3. Eletrodomésticos como máquina de lavar louça, micro-ondas e aspirador de pó podem não ser lá muito baratos, mas são uma mão na roda para a pessoa que não tem muito tempo para se dedicar às tarefas domésticas. Vale investir.

4. Faça a faxina pesada uma vez por semana. Isso inclui lavar banheiros e cozinha, tirar o pó, etc. Reúna a família para que todos ajudem e terminem mais rápido. Caso não seja possível realizar tudo em um dia só, divida os cômodos pelos dias da semana e limpe um por vez.

5. Já as tarefas mais pesadas, como limpar ventiladores de teto, armários de cozinha e lustres devem ser feitas uma vez por mês. Mantenha uma lista com os itens para não esquecer o que deve ser feito.

6. Se as crianças gostam de brincar na sala, melhor do que se descabelar diariamente para que elas guardem os brinquedos de volta no quarto é apostar em uma caixa bonita e que combine com a decoração da sala para armazená-los.

7. Invista em produtos de limpeza mais potentes, que facilitem seu trabalho e evitem que você tenha que esfregar demasiadamente os objetos até que fiquem limpos. Hoje em dia existem produtos destinados a manchas de roupa, limpeza de vasos sanitários e limo, por exemplo, que fazem o trabalho praticamente sozinhos e dispensam a esfregação.

8. Peça para que todos colaborem para manter os armários organizados, separando as roupas sujas para lavar e guardando as limpas, evitando acúmulos.

9. No verão, deixe à mão as roupas leves, que serão mais utilizadas, e coloque as peças de frio nos locais de pior acesso do guarda-roupa. No inverno, inverta os lugares. Isso facilitará sua vida na hora de escolher o look.

10. Doe ou jogue fora o que não tem utilidade.

11. Caixas para organizar são sempre uma boa ideia. É importante identificá-las por fora, dizendo o que há dentro, assim você não precisa abrir a caixa para descobrir. Evite a palavra "diversos", pois você terá de abrir a caixa de qualquer forma. Você pode ter uma em cada um dos seguintes cômodos:

- No quarto, de preferência dentro do guarda-roupa, para guardar pequenos acessórios do dia a dia, como bijuterias e relógios, bem como para organizar meias, luvas, lenços, etc.

- Na cozinha, para guardar objetos miúdos, como pilhas, fósforos, etc.

- Na despensa, para organizar biscoitos, chocolates, balas, sopas instantâneas e outros;

- No banheiro, para guardar sabonetes, escovas de dente e de cabelo, prendedor de cabelo, etc.

- No escritório, para organizar papéis, canetas, lápis, clips, etc.

12. Separe e guarde a roupa de cama em conjuntos contendo um lençol de baixo, um lençol de cima e as fronhas. Você economizará tempo na hora de trocar a cama.

13. Lavar louça e limpar o fogão são tarefas que nunca devem ficar para depois. Além de acumular bagunça, deixar restos de comida pela casa pode atrair insetos e provocar cheiros desagradáveis.

14. No banheiro, deixe em cima da bancada apenas os itens de uso diário. Produtos reserva, perfumes especiais, escovas diferentes, etc., devem ser armazenados no armário.

Fonte: Bolsa de Mulher